MOTORISTAS DO BRT-RIO ENTRAM EM GREVE
PREFEITURA DO RIO PREFERE PINTAR GREVISTAS COMO “VILÕES” AO INVÉS DE TENRAR RESOLVER O PROBLEMA.
Na madrugada desta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022, motoristas do BRT-Rio entraram em greve. Em contrapartida, a prefeitura do Rio por meio da MOBI-Rio pede a população que procure meios alternativos de transporte.
A presidente da MOBI-Rio, Cláudia Seccin informou que está desde a madrugada tentando se comunicar com os grevistas para negociação, mas sem sucesso.
A prefeitura também informou em nota que nenhuma nota foi dada pelos grevistas para tratar sobre a greve e nem o sindicato sabia da paralisação, por conta disso a greve seria “ilegal”.
Cerca de 480 motoristas estão de braços cruzados e reivindicam um novo contrato de trabalho que dê direito à todos os direitos trabalhistas como direito aos 40% do FGTS em caso de demissão, auxílio desemprego, férias, pagamento de horas extras, reajuste salarias, ticket alimentação, além da contratação de funcionários que foram afastados pelo INSS.
Apenas o corredor Transoeste está funcionando parcialmente, o que gerou um engarrafamento anormal nas vias convencionais, além de levar os passageiros a usarem o metrô que teve de diminuir os intervalos dos trêns.
Enquanto isso a prefeitura do Rio vem às redes sociais tentar pintar os grevistas como “vilões”, mas a realidade é que a prefeitura sempre soube das más condições de trabalho dos motoristas e da população; seja pela má condições dos ônibus, das pistas esburacadas, das estações abandonadas e sem segurança alguma ou pela baixa remuneração dos rodoviários.
Certamente era de se esperar uma paralização, enquanto isso a população sofre com o descaso e a superlotação dos transportes em meio à pandemia.