MMO RPG DC UNIVERSE ONLINE LIBERA MAIOR PARTE DO CONTEÚDO PAGO PARA OS PLAYERS
Para quem não conhece, o DC Universe Online é um MMO RPG desenvolvido pela Dimensional Ink Games e distribuído pela Daybreak Game Company. Atualmente o jogo pode ser encontrado nas plataformas: PlayStation3, PlayStation4, PlayStation5, Xbox One e PC.
Lex Luthor reúne todos os vilões para uma batalha épica contra a liga da justiça, a cutscene inicial mostra Metropolis completamente destruída enquanto heróis e vilões traçam uma batalha. Quando já não se tem quase ninguém de pé, Lex apanha Diana (mulher maravilha), que já estava fragilizada e a usa como uma armadilha para atrair Superman. O que o homem de aço não sabia é que Lex havia colocado criptonita na boca da Amazonas, deixando-o vulnerável. Lex então tem sua vingança perfurando o coração do Superman com uma lança feita de criptonita. Apesar de Luthor ter tido o que queria, seu pesadelo estava apenas começando, pois Braniac, o conquistador de mundos retorna à terra a fim de colocá-la sobre sua coleção de planetas; e sem os maiores heróis para lutar, a Terra agora estava perdida.
Num último ato de desespero, Lex constrói uma maquina do tempo e viaja ao passado para avisar aos heróis que não lutem quando forem desafiados. Ele também conta tudo que acontecerá com a Terra caso eles não sigam seu conselho. Desconfiados, Batman, Superman e Mulher Maravilha dão um voto de confiança em Lex, e pouco depois presenciam a chegada de Braniac à Terra. Agora, heróis e vilões unem forças para impedir que Braniac destrua seu planeta Natal.
Mas os planos do robô alienígena não param por aí, em meio à guerra, braniac rouba DNA dos heróis e vilões para usar em experimentos com humanos, na intenção de transformá-los em “super-servos” nesta guerra. Agora é aí que você entra. Ao criar seu personagem numa cápsula com inúmeras possibilidades de customização, após escolher seu modo de combate, poder e seu movimento (super-velocidade, voar, acrobacias ou planar sobre discos) você terá de escolher se vai aliar-se aos vilões ou aos heróis nessa guerra contra Braniac para proteger a Terra.
As Turbulências no Game:
Ao longo desses 11 anos de lançamento, o game vem passando por grandes turbulências para se manter de pé, e tem perdido jogadores de forma exponencial. Como uma última cartada para manter seus players, trazer de volta os que se foram ou até mesmo conquistar o interesse de um novo público, a Daybreak liberou recentemente, de forma gratuita, todas as DLCs (Conteúdo para Download) do jogo.
Desde sua estréia os jogadores reclamavam dos inúmeros pacotes que eram lançados no jogo anualmente, impossibilitando quem jogava de forma “Free to Play” (gratuitamente) alcançasse um nível maior dentro do game.
O DC Universe Online sempre teve modalidades diferentes; para quem decidia comprar o Legendary Membership, uma assinatura mensal que dava direito à 500 de cash por mês para o assinante; a possibilidade de criar mais personagens; liberava todos os conteúdos como DLC’s (que dava acesso à novos mapas e a possibilidade de adquirir itens especiais. Também liberava todos os poderes; sendo eles: Fogo, Gelo, Mental, Natureza, Engenhocas, Feitiçaria (sendo esses os poderes gratuitos) e Luz (lanterna verde e amarelo), Eletricidade, Quântico, Armas, Luz Vermelha (dos lanternas vermelhos) e Pedra (sendo esses poderes pagos); além disso, o Legendary Member tinha mais facilidades como: mais espaço de inventário e poder utilizar todo o dinheiro do jogo, coisa que um membro Free ou Premium só tinha caso comprasse o item específico para cada ocasião no cash shop.
O membro Premium era aquele usuário que optava por comprar apenas uma ou mais DLC’s de forma separada (como eu que comprei a DLC Fight for the Light, que liberava os poderes da Luz, podendo escolher entre ser um Lanterna Verde “herói” ou Lanterna Amarelo “vilão”) além disso, este pacote me permitia ir até OA, o planeta dos Lanternas verdes e fazer missões que liberavam itens especiais. Nessa lógica, quem comprava uma DLC, tinha uma facilidade maior que o membro que não pagava nada.
Acontece que esse tipo de prática era “mal vista” pelos jogadores Free to Play, que acusavam a Daybreak de estar apenas querendo lucrar e que de “Grátis para Jogar” o jogo não tinha nada, já que em determinado momento do jogo, o player ficaria impossibilitado de evoluir seu personagem, pois precisaria de muito mais itens para aumentar seu nível, ou teria de gastar rios de dinheiro comprando as DLCs, ou tornando-se Legendary para evoluír no game.
Tendo isso em mente, ao longo dos tempos os jogadores Gratuitos e Premium que tinham limitações deixaram o jogo, e quem sempre foi Legendary já não tinha mais o que fazer, isso fez com que o número de jogadores fossem sumindo dos servidores, deixando a empresa distribuidora preocupada.
Com a liberação de todas as DLC’s a Daybreak estima atrair um número significativo de novos jogadores, além de ser um apelo consideravelmente grande para os players que largaram o game no passado, já que agora eles poderão chegar mais longe com seus personagens.
A pergunta que fica é: O que a empresa ganha fazendo isso e de onde ela vai tirar dinheiro agora?
Bem, vamos lá! Primeiramente o que foi liberado é somente o conteúdo das DLC’s de forma externa, como mapas, missões e recompensas semanais. Os poderes de cada DLC ainda precisam ser comprados, então se você quiser liberar algum poder pago, precisará comprar o “Power Bundle” uma DLC especial que libera todos os poderes, ou você pode simplesmente adicionar cash e comprar o poder específico que você deseja. Além disso, o cash shop continua existindo, onde você pode adquirir diversos itens que são muito úteis na sua jornada ‘in game’ embora não seja obrigatório.
Embora o DC Universe Online seja um game antigo, vale a pena conferir tudo que o jogo tem a oferecer. Além de ter uma história muito bem feita, há uma das maiores criações de personagens da história dos MMOs, algo extremamente relevante para um jogo de super-herói.
Se você ficou interessado, o game está disponível para download na Steam e no site da Daybreak. E aí, você será herói, ou vilão?