Chocolate com Pimenta: um exemplo de sucesso a ser seguido
Escrita por Walcyr Carrasco em colaboração com Thelma Guedes, a novela Chocolate Com Pimenta está em sua 4° reprise na TV. A produção teve a direção geral de Fabricio Mamberti e contou com a direção de núcleo de Jorge Fernando.
Estreada 2003 no horário das 18h, a produção conquistou o coração de todo o Brasil pela simplicidade do enredo. Em outras palavras, com uma trama cômica, e sem deixar de lado o tom dramático para temas considerados delicados. Assim a comédia romântica faz sucesso até hoje.
Chocolate com Pimenta teve quatro reprises, sendo estas nos anos de 2006 e 2012, as duas pelo Vale a Pena Ver de Novo. Também foi reprisada no canal Viva em 2020, sendo a responsável por um dos maiores índices de audiência do canal, juntamente com a novela O Clone. Em 26 de setembro de 2022, a novela tornou a ser reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, e já passa do centésimo episódio.
Segundo o RD1, desde janeiro “Chocolate com Pimenta” vem tomando a liderança na audiência no período da tarde, saindo na frente da Record e SBT juntas. Certamente isso não é uma surpresa, já que a novela está liderando no share (número de televisores ligados) de 28% , desde os jogos do Brasil na copa do mundo. Com média de 13,8 pontos de audiência, Chocolate com Pimenta segue tão bem quanto telejornais e programas esportivos.
As premiações
Dentre os prêmios aos quais a novela participou, temos Kayky Brito que ganhou o prêmios dos Melhores do Ano como Melhor ator Mirim em 2003. Ingavelmente a premiação veio por sua atuação como Bernadete/Bernardo, o icônico personagem que ao longo da trama foi descoberto que na verdade era um menino e não uma menina, como foi criado e enganado durante toda vida. Este papel foi um marco na teledramaturgia, e embora o personagem não fosse trans, o assunto foi e ainda é um tabu para muita gente.
Em 2004 Osmar Prado levou o Prêmio Contigo de TV como Melhor Ator Coadjuvante, por seu papel como Tio Margarido. No mesmo ano, Laura Cardoso levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, por seu papel como Vó Carmem.
Walcy Carrasco foi indicado como Melhor Autor pelo prêmio Arte de Qualidade Brasil, juntamente de Jorge Fernando, como Melhor Diretor, que também teve uma participação na novela como o palhaço do circo que virou amigo da personagem Bárbara (Lilia Cabral).
As premiações juntamente de outras indicações, mostra não apenas a qualidade da produção, mas também que é um exemplo a ser seguido.
O exemplo
Atualmente as produções da Globo vêm perdendo espaço, recebendo diversas críticas, e certamente é o caso da novela “Travessia” que ilustra essa situação. A novela está sendo julgada não apenas por algumas atuações ruins, mas também por ter um enredo fraco inicialmente. Esse fato evidencia que nem só de drama vive o público do sofá, tornando imprescindível um bom roteiro, além de atores, atrizes e toda a equipe de produção comprometidos com o trabalho.
Dentre estres exemplos, podemos citar a trama de “fácil entendimento”, sem muitas voltas para o enredo e a transição entre o cômico e o mini drama da protagonista. Também temos vilões cujo os planos são tão bobos que acaba sendo engraçado. Desta forma vemos planos que vão desde juntar e separar casais, até mandar bilhetes em nome de outra pessoa. Tudo isso sem deixar de lado temas importantes, como o ‘saber perdoar uma mãe’, um questionamento feito ao personagem de Kayky Brito.
A novela Chocolate com Pimenta impressiona por ser uma produção de 2003 que está até hoje conquistando o coração do público de diversas idades. Neste sentido, é necessário que o mantra “aprender, desaprender e reaprender” se torne sagrado, evitando clichês mal construídos, contando histórias de forma autêntica e sensível.
One thought on “Chocolate com Pimenta: um exemplo de sucesso a ser seguido”