Doja Cat: uma atitude de “diva” que pode custar sua carreira
Com 16 indicações ao Grammy Awards, incluindo Álbum do Ano, e 7 canções no top 10 da parada americana da Billboard, Doja Cat é uma das maiores revelações da música dos últimos anos.
Com milhares de fãs ao redor do mundo e chamando atenção em qualquer evento que esteja, ninguém poderia negar que a rapper está vivendo o sonho de muitos. No entanto, por que sua atitude é de quem está em um pesadelo?
Recentemente, a americana tem gerado controvérsias por conta de suas declarações e pelo modo que vem tratando seus admiradores.
DOJA X PARAGUAIOS
Uma das polêmicas mais comentadas nas redes sociais ocorreu no ano passado, quando Doja foi criticada pelos seus fãs paraguaios após supostamente não ter dado carinho suficiente para o público do país.
Cancelaram seu show marcado no Festival Asunciónico devido ao mau tempo, o que obviamente não é sua culpa, mas a acusaram de ignorar propositalmente os fãs que foram até ao hotel vê-la. Em resposta às acusações, Doja mudou seu nome para “eu desisto” em uma rede social e deu a seguinte declaração:
“Acabou e eu estou pouco me f******. Eu desisto. Mal posso esperar para desaparecer e eu não preciso que vocês acreditem mais em mim. Tudo está morto para mim, a música está morta, e eu sou uma idiota por pensar que eu fui feita para isso. Isso é um pesadelo. Deixem de me seguir.”
Doja Cat via Twitter.
Além disso, ela afirmou que não iria mais tirar fotos com ninguém até o final da turnê. Para o Brasil, pediu perdão, admitindo que não havia dado seu melhor no Lollapalloza, que aconteceu durante a confusão, mas, para o Paraguai, disse que não iria se desculpar.
Sobre essa confusão, a única coisa que passa pela minha mente é: não era melhor ficar em silêncio?
Às vezes a melhor resposta não é resposta alguma. Se a dona do hit “Need To Know” não respondesse, seus fãs do país ficariam chateados, porém, seria muito menos danoso do que estender o assunto e ainda deixar claro que não se importa com o que eles pensam.
Quem vai querer acompanhar uma pessoa que zomba dos sentimentos dos fãs? Se ela tivesse inventado alguma justificativa para não ter atendido a galera do hotel e dito “espero que na próxima vez consiga fazer o show que vocês merecem!” tudo seria esquecido em poucos dias e não haveria um gosto amargo na boca dos paraguaios.
MEU PASSADO ME CONDENA
Outro fato recorrente envolvendo Doja Cat é que ela constantemente se volta aos projetos antigos e se desfaz deles.
Tudo bem, entendemos se ela cansou de cantar “Say So”, seu primeiro grande hit; qualquer um cansaria de cantar a mesma música centenas de vezes. Todavia, é o que fez ela ser quem ela é hoje, não? Torna-se feio cuspir no prato que te alimentou.
E poucos cuspiriam tão feio no prato que comeram como a intérprete.
No mês de maio, ela gerou mais burburinho ao revelar que seus dois últimos álbuns de estúdio, “Hot Pink” e “Planet Her”, foram feitos apenas para ganhar dinheiro rápido e que se tratavam de “pop medíocres”. Lembrando que esses foram os projetos que a levaram ao estrelato.
Esses dois discos tiveram sucessos como a já citada “Say So” e “Kiss Me More” que conquistaram, respectivamente, a primeira e a terceira posição nos Estados Unidos. Já o principal single da próxima obra de Doja travou na 31ª colocação. Parece que a mediocridade lhe cabia melhor.
DECLARAÇÕES RECENTES
Se Doja Cat já arrumava confusão no Twitter, imagina com uma nova rede social ao seu dispor. Por meio do Threads, a cantora piorou a situação que já estava feia em seu relacionamento com sua fã base.
Alguns de seus fãs se auto intitulam como “kittenz” (gatinhos), por conta da própria famosa possuir “gata” em seu nome artístico.
Dar nome aos fã-clubes é um ato completamente comum. Para exemplificar, chamamos os fãs de Justin Bieber de “belieber” e os fãs do brasileiro Luan Santana de “luanetes”.
O que é uma prática normal para qualquer artista, deixou Doja extremamente irritada.
“Meus fãs não se nomeiam m**** nenhuma. Se você se chama de “gatinho” ou “gatinho do c******”, isso significa que você precisa desligar o telefone, arrumar um emprego e ajudar seus pais em casa.
Doja Cat via Threads
Ao ser questionada por um seguidor que a relembrou de que são eles quem a apoiam e que ela não seria nada sem o suporte deles, Doja respondeu:
Ninguém forçou vocês, eu não sei por que você tá falando comigo como se você fosse minha mãe, v****, você soa como uma pessoa maluca.
Doja Cat via Threads
Particularmente, nunca fui um fã de Doja Cat, apesar de gostar bastante de algumas de suas músicas, mas, caso fosse, deixaria imediatamente de ser.
Celebridades são seres humanos assim como nós, possuem dias ruins e se estressam. E claro, alguns fãs ultrapassam dos limites. No entanto, nada justifica a forma que a norte-americana trata seus admiradores e ela precisa perceber, enquanto há tempo, que, sem o apoio dos fãs, é muito difícil se manter na mídia.
Aqui no Brasil, um caso parecido, mas nem de longe tão ruim, é de Pabllo Vittar, que após bloquear fãs em massa nas redes sociais, passa por um difícil momento de sua carreira em números.
No mercado competitivo em que estamos, onde surgem novos nomes a todo momento, a atitude de “diva” de Doja pode até colocá-la nos holofotes e na boca do povo, mas não a levará muito longe se ela continuar afastando seus fãs e ridicularizando não só eles, mas também seu próprio legado.
E você, curte o som da artista? O que acha de toda essa história? Deixe sua opinião nos comentários.
Acho q ela precisa de terapia ou, no pior dos cenários, um exorcismo