Histórico! Mulheres dominam indicações ao VMA 2023
Na última terça-feira (08), A MTV divulgou a lista oficial dos indicados ao VMA, uma das principais premiações musicais dos Estados Unidos, deste ano. A surpresa positiva foi o destaque dado às artistas femininas, que quebraram recordes.
Primeiramente, precisamos dizer que é a primeira vez na história em que apenas mulheres foram indicadas na categoria “Artistas do Ano”. Em comparação com o ano passado, onde apenas Lizzo havia sido nomeada.
Além disso, também é inédito ver duas artistas latinas concorrendo juntas. As colombianas Karol G e Shakira têm a possibilidade de se tornarem as primeiras sul-americanas a vencer esse prêmio.
Junto com elas, concorrem Beyoncé, Taylor Swift, Doja Cat e Nicki Minaj. Nenhuma das seis jamais levou essa categoria para casa.
CLIPE DO ANO
Quanto ao prêmio de “Clipe do Ano”, essa é a categoria principal da noite, uma vez que o VMA é dedicado a videoclipes. E, com exceção de Sam Smith, pessoa não-binária, todas as indicadas são mulheres.
Na disputa estão Olivia Rodrigo, com “vampire”, Miley Cyrus, com “Flowers”, SZA, com “Kill Bill”, Kim Petras, com “Unholy”, Nicki Minaj, com “Super Freaky Girl” e Taylor Swift, com “Anti-Hero”.
Para Taylor Swift, vencer essa estatueta significaria aumentar seu recorde de maior número de vitórias. Ela já a levou para casa em 2015, 2019 e, na última edição, em 2022.
Por outro lado, Kim Petras sequer precisa ganhar para fazer história. No último ano, ela fez brilhou ao se tornar a primeira mulher trans a se apresentar no palco do Grammy, e agora tem a chance de subir ao palco para mais um discurso de agradecimento, dessa vez no Video Music Awards.
BRASIL MARCA PRESENÇA
Se alguém achava que Anitta vencendo o moon person com “Envolver” seria um caso único, achou errado. Pelo segundo ano consecutivo, a ex-moradora de Honório Gurgel está indicada como “Best Latin”.
Dessa vez, com um funk brasileiro. Apesar de não ser um de seus maiores sucessos, “Funk Rave” impressionou o comitê da MTV o suficiente para conquistar uma vaga na categoria.
Outras divas compartilham a indicação com a carioca, incluindo Karol G, Rosália e Shakira. A última, está indicada com dois clipes: “Acróstico” e “TQG”.
BEST NEW ARTIST
Na categoria “Artista Revelação”, a favorita é sem dúvidas a rapper Ice Spice. A jovem de 23 anos em pouco tempo de carreira emplacou hits como “Princess Diana”, que também concorre como “PUSH Performance of the Year”.
Ao lado dela ela, outras quatro artistas femininas concorrem. São elas as cantoras PinkPantheress, Reneé Rapp e rappers GloRilla e Kaliii.
A vitória de qualquer uma delas marcará a sexta edição seguida em que uma mulher vence. Cardi B, Billie Eilish, Doja Cat, Olivia Rodrigo e Dove Cameron foram as últimas best new artist do VMA.
OUTRAS CATEGORIAS
As líderes de indicações esse ano são Taylor Swift, com oito, e SZA, com seis. Mas, vale a pena apontar a presença de outras mulheres incríveis.
Dua Lipa recebeu duas nomeações: “Melhor Pop” e “Melhor Coreografia”, com “Dance the Night”, da trilha sonora de Barbie. Enquanto Selena Gomez pode levar três prêmio para casa, tudo graças sua parceria com Rema em “Calm Down”, que concorre como “Música do Ano”, “Melhor Colaboração” e “Melhor Afrobeats”.
Para quem curte K-pop, o grupo Blackpink está não só em sua categoria de nicho, mas também em “Melhor Coreografia”, “Melhor Edição” e “Melhor Direção de Arte”, por “Pink Venom”. Por outro lado, os fãs de R&B podem se alegrar com Alicia Keys que concorre em “Melhor Vídeo com uma Mensagem Social” e em “Melhor R&B”.
Sabemos que a indústria musical, assim como o resto da sociedade, é machista e que mulheres precisam fazer o dobro para serem reconhecidas. Por essa razão, é ótimo ver o espaço que as artistas femininas conseguiram nessa edição do Video Music Awards, e torcemos para que isso se torne um padrão, não casos isolados.
Posso dizer que estou muito contente com as indicações desse ano, mas quero saber de você. Gostou da seleção da MTV ou sentiu falta de alguém? Comente!