“Super”: Entenda como Jão conquistou o Brasil, se tornando a voz do pop nacional
Jão entrou no mercado musical oficialmente com “Dança Pra Mim” em 2016. Na época, precisou enfrentar um desafio que segue até o momento: convencer o público habituado com homens no sertanejo e no funk a ouvir suas letras pop melancólicas.
O jovem nascido em Américo Brasiliense não viu sua carreira explodir de uma hora para a outra. Singles como “Vou Morrer Sozinho” e “Enquanto me Beija” tiveram desempenhos razoáveis e atingiram algumas bolhas, mas nada perto do sucesso que outros cantores do gênero, como Pabllo Vittar ou Anitta.
Seu maior sucesso até o momento, “Idiota”, tornou-se viral no TikTok e um hit nas rádios, ajudando-o a conquistar novos públicos. No entanto, foi justamente “comer pelas beiradas” que levou Jão ao seu patamar atual. O lançamento de “SUPER” demonstra o impacto e demanda do menino do interior.
TERRA, FOGO, ÁGUA E MAR
Quando publicou a carta aberta de “SUPER”, Jão revelou que sua intenção sempre foi fazer uma série com quatro discos, em que cada um simbolizaria um dos elementos.
LOBOS (2018) representa a terra, ANTI-HERÓI (2019), o ar, PIRATA é a água e finalmente, SUPER (2023) vem com o fogo. Esses discos, a dedicação e a honestidade que o cantor coloca em suas composições são justamente seus maiores trunfos.
Jão nunca recorreu a singles comerciais vazios nem a tendências do momento para alcançar o auge. A sua única tentativa de agradar os radialistas foi com “Louquinho”, faixa que ele próprio se recusa a cantar nos shows atuais.
Pelo contrário, o líder da alcateia faz com que o público consuma seus discos por completo, algo raro para o ouvinte brasileiro.
Suas letras são extremamente conectáveis, o que ajuda a montar uma rede de fãs fieis. Não apenas isso, ao abrir seu coração, como quando muda ao vivo o trecho de “:( (Nota De Voz 8)” para pedir desculpas ao Pedro, seu ex, faz com que a gente se sinta próximo dele, como se fôssemos um amigo escutando um desabafo.
A cada projeto, mais pessoas se apaixonam pelo anti-herói em queda e, agora, até parece repentina a multidão que se une para dar stream a “SUPER”. Porém, é tudo fruto de uma carreira coerente e bem conduzida.
“SUPER” SUPERA EXPECTATIVAS
Com 14 faixas e 42 minutos de duração, o novo álbum de Jão é o mais divertido entre os quatro. Além disso, também é o mais explícito, com diversas letras explorando sua sensualidade.
Em “Escorpião”, faixa que abre o SUPER, ele admite que é vingativo e rancoroso. Isso é confirmado em “Eu Posso Ser Como Você”, paralelo com “Eu Quero Ser Como Você” de LOBOS, na qual ele confessa uma traição e ainda reforça que deveria ter feito mais e que não se arrepende.
“Me Lambe” é a parte mais descontraída e parece uma ótima sucessora para “Idiota”. A composição faz uma brincadeira remetendo ao consumo de maconha e foi comparada ao trabalho de Cazuza, uma das maiores influências do cantor.
“Então pode me lamber / Me enrolar, me apertar / Pode me acender / Eu vou te fazer lembrar / Que a gente não deu tão errado assim”
Letra de “Me Lambe”
Mas é claro que a sofrência marca presença e pode ser encontrada, por exemplo, em “São Paulo, 2015” e “Se O Problema Era Você, Por Que Doeu Em Mim?”. No entanto, neste CD, Jão se mostra mais forte e seguro de si do que nunca.
“Na minha porta, agora, cê me pede a sorte / Se engana e chora porque não achava que eu fosse forte / Eu aprendi a te ferir no seu próprio esporte / Você não quer que eu fique, amor / Você só quer que eu volte”
Letra de “Se O Problema Era Você, Por Que Doeu Em Mim?”
Na faixa-título que encerra o álbum, ele percorre sua carreira, fazendo referências não só aos elementos da natureza que conceituam os projetos, mas também a outras músicas como “Monstros” e “A Última Noite”. A maior pergunta que fica é qual será o caminho que ele escolherá para lançamentos futuros.
Por outro lado, é o momento de aproveitar as novas canções e comemorar o sucesso de Jão. As primeiras 24 horas no Spotify quebraram recordes, dando ao artista a maior estreia no Brasil da história da plataforma.
“A terra que eu deixo espera a minha volta / O vento da queda já não me alcança / A água ainda chove, mas já não me molha / E eu estou em chamas”
Letra de “Super”
Gostaram do “SUPER”? Qual é a faixa favorita de vocês? Compartilhem nos comentários!
3 thoughts on ““Super”: Entenda como Jão conquistou o Brasil, se tornando a voz do pop nacional”