Renata Ventura fala sobre prazo para o seu próximo livro

Renata Ventura fala sobre prazo para o seu próximo livro
Renata Ventura, autora da série de livros "A Arma Escarlate".

No último sábado (09) de setembro, me surpreendi ao encontrar pelos corredores da 40º Bienal do Livro do Rio, a escritora Renata Ventura. Tímida como sempre, Renata se instalou ao lado de uma banca que vendia seus livros. Ao perguntar o motivo de estar ali de pé, comendo um sanduíche às pressas, ela respondeu que dessa vez a sua editora (Novo Século) não tinha vindo para o evento.

Renata Ventura é autora da série “A Arma Escarlate”, que conta a história do mundo bruxo brasileiro. Seus livros ganharam destaque pelo público jovem e fãs de Harry Potter. Dentre os motivos do sucesso, está o fato da autora mesclar a história do Brasil, com um mundo mágico dos bruxos. Contudo, outro motivo pode ser o fato do protagonista do livro ser um adolescente negro, morador do morro Santa Marta, no Rio de Janeiro.

O movimento no pavilhão Azul era grande, e me surpreendi ao vê-la na bienal. Sou uma grande fã da série, e sempre acompanho suas publicações pelas redes sociais. Pois desta vez, tinha ficado triste por ela não ter dito nada que estaria lá para receber os fãs todos os dias. Então para minha sorte, pude por um momento encher a autora de perguntas.

SOBRE OS LIVROS

Livro A Arma Escarlate de Renata Ventura
A Arma Escarlate
Livro A Comissão Chapeleira de Renata Ventura
A Comissão Chapeleira
Livro O Dono do Tempo (Parte1) de Renata Ventura
O Dono do Tempo (parte 1)
Livro O Dono do Tempo (Parte 2) - de Renata Ventura
O Dono do Tempo (parte 2)

A série de livros de Renata Ventura conta com 3 livros publicados. A Arma Escarlate; A Comissão Chapeleira (meu favorito); O Dono do Tempo (esse dividido entre parte 1 e 2), totalizando 4 livros. O terceiro livro da saga ficou tão grande que precisou ser dividido. O que também foi uma loucura para os fãs.

O personagem principal é algo que chama atenção. Hugo é o nome dele, e quem pensa que ele que cativa corações, está muito enganado. A história começa com sua descoberta de ser um bruxo e que precisa se aprontar para começar o seu primeiro ano letivo na escola de magia e bruxaria Nossa Senhora da Korkovado. Hugo é o típico personagem que faz você questionar a todo momento o “porquê” estar lendo aquele livro. Ele é cheio de defeitos e tenta sempre se salvar antes de qualquer coisa. Ao decorrer do primeiro livro, conhece então os PIXIES, um grupo de jovens bruxos que tentam lhe ensinar a ser mais humilde, e lhe ajudam a passar pelos seus desafios.

É uma saga fascinante, que prende o leitor do início ao fim, além de inserir minuciosamente os acontecimentos históricos do nosso país nas entrelinhas. Quem lê, saboreia não só esses pequenos detalhes, como fica sedento por mais.

SOBRE OS PRÓXIMOS LANÇAMENTOS

Como eu estava bem próximo e entrevistei a autora, não poderia deixar de perguntar o que todos os fãs querem saber. Quando será a data de lançamento do próximo livro?

Ó, tá complicado. O Hugo está me dando muito trabalho! Mas eu dou assim, uns dois anos.

Disse Renata Ventura sorrindo.

Ademais, outras perguntas foram feitas à autora, e você pode conferir aqui:

Entrevista de Renata Ventura ao Blog Amargurado.

Não posso negar que fiquei um pouco frustrado, mas isso é porque amo muito a série e gostaria de ler a continuação o quanto antes. Mas sabendo da maravilha que é quando estou com um livro da Renata em mãos, tenho certeza que a espera vai valer a pena!

Aos novos leitores, indico de peito aberto que leiam essa obra prima e espero que em breve possamos compartilhar sobre essa saga aqui no Blog Amargurado!

Wesley Souza

Carioca, nascido em 1997, escritor, graduado em Publicidade e Propaganda pela UniCarioca (2022); Mestrando em Comunicação pelo PPGCOM/UFF e autor do livro "Marcado Para Zautar". Apaixonado pela literatura, sempre gostei de escrever e expor minhas opiniões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.