Zug Zug e outros hits: A carreira musical de Blogueirinha
Bruno Matos, mais conhecido pela sua personagem Blogueirinha, furou a bolha com seu programa de entrevistas na Dia TV. A popularidade conquistada pelo show trouxe grandes nomes como Bruna Marquezine, Preta Gil e Pedro Sampaio. No entanto, se engana quem pensa que a “melhor do mundo”, possui apenas um talento.
Nas últimas semanas, “Zug Zug”, lançada em 2019, voltou a viralizar no TikTok. A melodia inovadora e a letra profunda emocionar os internautas. Todavia, muitos ainda não sabem que a popstar possui um álbum inteiro chamado “Quem Me Conhece Sabe”. Hoje iremos destrinchar este álbum genial.
MELHOR QUE TAYLOR E BEYONCÉ
Existe toda uma discussão sobre quem é a maior diva pop da atualidade. Alguns dizem que Lady Gaga é a atual rainha do pop; outros defendem que Madonna jamais perderá este título. Porém, qualquer um com essas opiniões certamente não deu play no disco da mãe de Xayenne.
Com apenas 10 músicas e 24 minutos de duração (afinal de contas, tudo o que é bom dura pouco), “Quem Me Conhece Sabe” (2022) não é muito bem lembrado pela Blogueirinha. Quando citado por alguém, a apresentadora geralmente se afasta do tópico, quase como se envergonhasse.
É surpreendente sequer pensar que a compositora desses grandes hits poderia não morrer de orgulho.
Para com isso novinha vem, vem / Nhing, Nhing, Dig, Dig, Nhig zug, zug / Para com isso novinha vem, vem / Nhing, Nhing, Dig, Dig, Nhig zug, zug / Zug, zug, zug, zug, zug… Zug
Trecho de “Zug Zug”
A capa do projeto levantou algumas polêmicas por sua similaridade com “SOUR”, de Olivia Rodrigo. Apesar do álbum de Olivia ter saído um ano antes, é claro que foi a dona de “Vampire” que cometeu o plágio. Lamentável.
Bom, se “Zug Zug” abriu o projeto com toda energia que só a menina de Los Angeles teria, “Cavalona” trouxe o empoderamento feminino que a sociedade precisava!
Com uma letra que deixa Cardi B e Megan Thee Stallion no chinelo, a música exalta o corpo exuberante de Blogs sem vulgaridade.
“Eu tenho um corpão, é uma tentação / Eu tenho um corpão, eu quero um cavalão / Cavalona, cavalona / Cavalona, ca-ca-cava-cavalona”
Trecho de “Cavalona”
DILEMAS DE AMOR
As três faixas seguintes retratam de maneiras bem diferentes as relações românticas de Blogueirinha. Por exemplo, em “Eu Sei Que Você Quer”, ela explica que você não deve se apegar, pois ela é ciumenta e difícil de se lidar. Além disso, seguindo a tendência das grandes artistas, expõe sua bissexualidade e afirma que pega mulher SIM quando quer.
Somos apresentados, então, à balada mais poderosa em “Homem Feio Também Trai”. Aqui, vemos um lado vulnerável da comunicadora que, apaixonada por um rapaz não atraente, percebe que, apesar de estar amando, possui receio de sofrer uma traição.
“Eu não quero terminar / Mas tenho medo / De um dia me chifrar / Que desespero / Homem feio também trai”
Trecho de “Homem Feio Também Trai”.
O maior destaque nesta são os vocais cristalinos que destacam como ela é a Whitney Houston desta geração. Nem mesmo Adele alcança estas notas.
Por outro lado, ela retoma seu poder com “Tomara Que Termine”. Em uma vibe pop rock dos anos 2000, é a mais contagiante desde “Zug Zug”, e é só uma questão de tempo até que seus fãs lotem o Allianz Parque fazendo um coro alto de “Tomara que termine, você não é tão gato assim!”.
Em contrapartida do resto do álbum, “Desculpas Veganas” chega com 3:15 minutos e o ritmo do piano em um pedido de desculpas para um boy que ela decepcionou. Apesar dos erros, ela pede para que ele compreenda que esse é apenas o seu jeitinho.
“Já passou, soco na sua cara / Atende logo essa p**** / Desbloqueia o meu contato / Escuta, eu quero te ver / Me entenda, eu não nasci pra sofrer”
Trecho de “Desculpas Veganas”
ALTO ASTRAL
A última parte do disco é composta por “Lookinho da Zara”, “Eu Sabia”, “Respeite o Frango” e por um remix de “Zug Zug”
Em “Lookinho da Zara”, ela grita que é artista indo para um lado mais conceitual e alternativo. Já “Eu Sabia” talvez seja a composição mais inteligente das presentes no debut da jovem.
Durante toda a duração da canção, Blogueirinha assume que sabia de algo. Ela repete diversas vezes que tinha razão e que sempre soube. No entanto, subvertendo as expectativas do ouvinte, jamais revela o fato do qual possuía conhecimento. Dessa maneira, fica aberto a teorias do público que claramente irá passar horas a fio tentando descobrir. Ela sabe como engajar e criar laço com os fãs.
No geral, sabemos que os grandes críticos são preconceituosos e não se agradam ao ver blogueiras bissexuais e veganas vencendo. Por essa única e exclusiva razão, não a vimos subir no palco do Grammy Latino como ela merecia, mas suas músicas estão na boca do povo, e isso é algo que prêmio nenhum compra.
FALANDO SÉRIO
Brincadeiras à parte, por conta dos virais de “Zug Zug”, diversas pessoas ficaram confusas se aquilo era uma grande piada ou se era uma tentativa real de vingar uma carreira musical. Um comentário a respeito disso me chamou a atenção: o usuário digitou “Ela é uma sátira tão boa da nossa sociedade que as pessoas não conseguem perceber que é ironia”.
Afinal de contas, quantas vezes não vimos celebridades lançando músicas quando claramente não detinham de talento ou conceito para tal? É transformando a realidade absurda em galhofa que Bruno Matos está conseguindo tanta atenção na mídia, e é merecida.
Quem começou em um quarto com poucos recursos sendo a “Blogueirinha de Merda”, hoje tem um dos programas mais comentados da internet e visibilidade nas maiores emissoras do país.
Bloguerinha está indicada na categoria “Apresentadora de Milhões” no Troféu Amargurado. Merece? Então não esqueça de deixar seu voto aqui no blog.