Quando os shows de abertura ultrapassam os principais
Não é todo mundo que curte shows de abertura, mas eu acho sensacionais. Nós, brasileiros, temos o costume de chegar bem cedo, então nada melhor do que outro artista cantando para o tempo passar mais rápido.
Esse tipo de evento é uma ótima oportunidade para conhecer novos talentos, mas é, principalmente, uma porta de entrada para cantores mostrarem seus trabalhos. No entanto, existe um fenômeno bem interessante que às vezes ocorre: a abertura se tornar mais famosa do que o principal da noite.
Hoje iremos listar algumas ocasiões em que isso aconteceu.
BIG TIME RUSH & ONE DIRECTION
O Disney Channel sempre foi um canal infantil conhecido por revelar astros pop como Selena Gomez e Demi Lovato. Por outro lado, a Nickelodeon nunca teve a mesma sorte, sendo o Big Time Rush um dos seus poucos casos bem sucedidos.
Surgido em 2009, a banda composta por Kendall Schmidt, James Maslow, Carlos Pena Jr. e Logan Henderson conquistou milhares de fãs e obteve hits como “Worldwide” e “Boyfriend”. No entanto, o sucesso do quarteto nunca fui muito além da série de TV, diferente da banda que foi seu ato de abertura.
O One Direction abriu os shows da turnê “Better With U” do conjunto estadunidense. Na época, o público dos britânicos já estava aumentando, o que chegou até a incomodar os meninos do Big Time.
“Vamos dizer o seguinte, quando a 1D abriu para nós, a fanbase deles estava crescendo. Do mesmo jeito que foi legal sair com eles, foi uma m**da porque tinham 2 mil garotas lá fora cantando as músicas deles mesmo sabendo que o show principal era nosso. A única razão a qual entramos em turnê com eles era porque tínhamos a mesma gravadora e eles nos usaram para promover a banda na América. Nós não achamos que isso foi justo, mas isso aconteceu e o resto é história.”
Kendall Schmidt em entrevista ao Teen.com.
Atualmente em atividade, o Big Time Rush possui pouco mais de 2 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Enquanto isso, o One Direction, sem lançamentos novos desde 2015, possui mais de 37 milhões.
LADY GAGA, PUSSYCAT DOLLS & NEW KIDS ON THE BLOCK
Lady Gaga pode até ter um Oscar em sua estante, mas seu percurso até o estrelato não foi nada simples. A protagonista de “Nasce Uma Estrela” começou fazendo shows em bares de Nova Iorque, mas logo conseguiu elevar um pouco o nível para abrir a turnê das Pussycat Dolls.
O grupo feminino foi referência no pop nos anos 2000, colecionando sucessos como “Buttons”, “Don’t Cha” e “I Hate This Part”. Todavia, se engana quem pensa que esse foi o único conjunto que teve a participação especial de Gaga.
A diva abriu os shows de retorno da boyband New Kids On The Block (“I’ll Be Loving You [Forever]”) em 2008. Os integrantes não pouparam elogios e afirmaram que já imaginavam que ela se tornaria uma grande estrela.
Atualmente, os grupos possuem, respectivamente, 11 e 1,8 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Nossa Lady Gaga, porém, mantém 54 milhões, estando entre as 50 artistas mais ouvidas do mundo.
SHAWN MENDES & AUSTIN MAHONE
Começos iguais não irão necessariamente levar pelos mesmos caminhos e resultados. A história de Shawn Mendes e Austin Mahone são semelhantes, ambos começaram fazendo covers na internet, atraíram milhões de fãs adolescentes e foram descobertos por uma grande gravadora.
Em 2014, o dono de “Señorita” abriu os shows de Mahone. No mesmo ano, o grupo Fifth Harmony também foi ato de abertura do cantor.
O 5H tornou-se o maior grupo feminino de sua época, já Shawn Mendes chegou a um patamar gigante e lançou sucesso após sucesso somo “If I Can’t Have You”, “Mercy” e “Treat You Better”.
E o americano que era promessa, acabou caindo no esquecimento. Apesar de ainda trabalhar como músico, seus projetos recebem pouca atenção, sendo seu maior destaque nos últimos anos seu desempenho como produtor e sua presença no aplicativo adulto Onlyfans.
Austin Mahone, por sua vez, já foi ato de abertura também. Na “Red Tour”, abriu para Taylor Swift assim como Mendes faria alguns anos depois.
Taylor Swift inclusive possui uma lista extensa de artistas talentosos que estiveram nessa posição. Embora nenhum tenha se tornado maior do que ela, vários deslancharam em suas carreiras. Alguns exemplos são: Justin Bieber, Camila Cabello, Charlie XCX, Ed Sheeran e Sabrina Carpenter.
Ouvintes mensais: Austin Mahone – 2,2 milhões / Shawn Mendes – 46,1 milhões.
DESTINY’S CHILD & CHRISTINA AGUILERA
E se eu te contar que Christina Aguilera já foi a atração principal de uma noite que começou com Beyoncé? Bom, não apenas Beyoncé, mas também o grupo Destiny’s Child, do qual ela fazia parte.
Destiny’s Child também abriu shows para Britney Spears. Na época, as duas loiras eram as artistas pop mais badaladas do momento. O grupo, inicialmente um quarteto e, posteriormente, um trio, tornou-se um ícone da música com sucessos enormes como “Say My Name”.
Hoje em dia, a girlband não existe mais, mas Beyoncé é um dos maiores nomes da música e a maior vencedora do prêmio Grammy. Christina, que sempre foi aclamada, enfrenta atualmente dificuldades para emplacar canções, tendo seu último grande hit em 2013 com “Say Something”.
Beyoncé possui 50 milhões de ouvintes. Destiny’s Child, mesmo depois de décadas, mantém 18 milhões, e Christina tem pouco mais de 28 milhões.
E você, consegue pensar em outro exemplo para acrescentar a lista? Pois estes foram apenas alguns de muitos casos. Então, deixe nos comentários!