Pós do BBB: Os camarotes se deram bem?
Na próxima segunda-feira (08), iremos começar a acompanhar o tão esperado BBB 24. Novamente teremos o grupo “camarote”, ou seja, convidados que são conhecidos em seus nichos específicos. Os novos nomes se juntam à galeria com 39 participantes que já passaram pela casa mais viajada do Brasil. No entanto, será que essa é uma boa estratégia para suas carreiras?
Polêmicas, cancelamentos e torcidas raivosas dominaram o reality nos últimos anos. Por um lado, a visibilidade que os brothers conseguem nesses três meses é imensa, mas, por outro, pode acarretar na perda de suas reputações.
Hoje, iremos fazer uma análise para tentar responder à dúvida: Ainda vale a pena ser um participante do camarote?
ONDE TUDO COMEÇOU
A décima nona edição do programa havia sido a pior da história, com uma vencedora odiada nas redes sociais e uma média de apenas 20 pontos de audiência. Por essa razão, a Globo sabia que precisava fazer algo grande para chamar a atenção do público em 2020.
A ideia de famosos no show era debatida há anos por fãs. Porém, ninguém acreditava na possibilidade da emissora “copiar” o formato da Fazenda. Além disso, existia outro fator maior: o questionamento se alguém seria louco o suficiente para aceitar o convite.
Todas as respostas foram resolvidas com a chegada do BBB 20 e da criação do “camarote”. Celebridades – sendo a maior parte da internet – misturado com anônimos.
O risco valeu a pena e o programa encontrou um novo auge, principalmente graças à pandemia da COVID-19. Com o mundo parado, era o entretenimento que todos precisavam para um momento delicado.
OS CASOS POSITIVOS
Desse elenco, dá para dizer que quem se deu melhor foi a Rafa Kalimann. A influenciadora possuía 3 milhões de seguidores no Instagram antes de entrar na casa. O número, que parece impressionante, nem é tão grande em comparação com outras musas da internet. Ao final do programa, já eram mais de 11 milhões. Atualmente, são 21 milhões.
Queridinha pela cúpula do Plim-Plim, conseguiu um programa próprio para o Globoplay. O “Casa Kalimann” pode até ter fracassado, mas era um demonstrativo de que existiam grandes planos para a mineira. Posteriormente, foi apresentadora do “Bate Papo BBB” e do “Circuito Sertanejo” e, como atriz, estrelou a produção “Rensga Hits!” e estará em “Família é Tudo”, próxima obra das 19h.
Outro caso de sucesso foi o de Babu Santana. O talentoso ator fazia diversos trabalhos na TV e no cinema, mas era pouco aproveitado e muitas vezes via-se preso em papéis de criminosos. Após sua quarta colocação no Big Brother, atuou nas novelas “Salve-se Quem Puder” e “Amor Prefeito”. Ademais, participou do “The Masked Singer Brasil”, outra competição da casa.
Há uma situação específica nessa edição que é Manu Gavassi. A jovem cantora de São Paulo conquistou um absoluto sucesso na adolescência, mas que estava adormecido. Com o BBB, sua popularidade cresceu, ela conquistou toda uma nova leva de fãs e poderia ter dominado as paradas, no entanto, ela desperdiçou a oportunidade.
A própria reconhece a situação, mas não dá para chamá-la de fracassada. “Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim”, sua parceria com Glória Groove, chegou à 2ª posição da parada do Spotify Brasil e a compositora fechou diversos contratos com marcas relevantes. Podemos citar aqui Havaianas, Samsung, Fila, Itaú e Vivo.
NEM TUDO SÃO FLORES
Apesar do que foi citado nos parágrafos acima, essa edição mostrou quem nem todos iriam sair ganhando nesse jogo. Sejamos sinceros, ninguém conhecia o Petrix antes do programa, mas quem passou a conhecer não gostou muito do que viu.
O atleta foi eliminado na segunda semana, conseguindo o incrível feito de receber mais de 80% em um paredão quádruplo. Ele recebeu acusações de assédio e entrou em uma das maiores polêmicas da temporada ao planejar, junto com outros homens da casa, uma estratégia para queimar as mulheres comprometidas se envolvendo com elas.
O ginasta não faz comentários a respeito dos incidentes desde a época em que estava no ar. No Instagram, possui pouco mais de 400 mil seguidores, número inferior a 8 dos 9 presentes na “pipoca” daquele ano.
Outro rejeitado foi Pyong Lee, que também recebeu acusações de assédio e precisou dar depoimento para a polícia civil do Rio de Janeiro. Durante sua participação, a audiência o considerou arrogante e muitas críticas vieram por ele deixar a esposa grávida para entrar na competição.
Seu pós-BBB consistiu em entrar em mais realities, um do SBT e o outro da Record, e em polêmicas de traição.
JÁ QUE É PRA TOMBAR
Reparando, ocorreram mais episódios positivos do que negativos no BBB 20; logo, não foi surpresa quando o camarote da edição seguinte foi o que conteve os nomes de maior peso.
Ninguém esperava, todavia, que seria o ano com maior número de cancelamentos da história. No geral, quem mais beneficiou-se foram os pipocas Gil do Vigor e Juliette. A ganhadora quebrou recorde de número de seguidores e criou para si uma carreira musical; já o quarto colocado virou carinha frequente na programação da Rede Globo, ganhando até quadro no “Mais Você“.
Agora, Karol Conká definitivamente não fez uma boa escolha entrando na casa. A rapper tornou-se naquele período uma das pessoas mais odiadas do país, perdeu seguidores, fãs e contratos. A emissora tentou ajudar criando um reality, mas não mudou muito a opinião da galera do sofá.
Fiuk, Projota e Nego Di também saíram com a imagem suja. É improvável que você encontre alguém que tenha torcido para um deles.
Viih Tube, apesar de ter saído com uma porcentagem altíssima, conseguiu uma posição favorável na internet pós-BBB. Os conteúdos criados mostrando seu dia-a-dia com sua filha e os desafios da maternidade têm agradado os internautas. Pocah recebeu bastante hate durante sua passagem no programa, mas seu baixo rendimento no jogo fez o povo esquecer sua participação, não afetando sua carreira como a de outros.
Carla Diaz passou vergonha por conta de homem, porém, desde que saiu do Big Brother, estrelou quatro filmes, foi vice-campeã da “Dança dos Famosos” e fez seu primeiro trabalho como dubladora. Ela foi eliminada por Rodolffo, que atualmente é um dos maiores nomes do sertanejo, com 11 milhões de ouvintes mensais e incontáveis hits.
Para finalizar, Lucas Penteado, que desistiu do jogo, destacou-se em “Nosso Sonho”. O filme foi um sucesso no cinema em 2023.
ANOS PACATOS
O fim da pandemia teve um claro impacto na audiência do reality, entretanto, as duas temporadas seguintes à de Juliette foram consideras extremamente monótonas, o que contribuiu para a queda de audiência.
A maior rivalidade do game em 2022 foi também o que gerou os dois pós mais interessantes para serem analisados: Jade Picon X Arthur Aguiar. A influenciadora paulistana perdeu a disputa e foi considerada praticamente uma vilã, no entanto, parece que ela venceu no final.
Logo após sua saída, foi anunciada no elenco principal de “Travessia“, novela do horário nobre, apesar de não ser uma atriz. Sua performance foi extremamente criticada pelo público e pela imprensa? Sim. Mas, e daí? A própria admitiu ter recebido mais convites para outros papéis e fecha diversas parcerias com marcas.
Bom, você provavelmente está pensando que se a participante rejeitada se deu bem assim, o ganhador da edição deve estar melhor ainda. E é aí que você se engana.
Por incrível que pareça, o até então único vitorioso do camarote teve um pós bem fraco. Arthur Aguiar, que já atuou na Rede Globo, falou publicamente como a emissora não abriu nenhuma porta para ele após o show.
“Eu não consigo entender o que aconteceu, eu me perdi na história. Existe uma frustração da minha parte? Existe”
Arthur Aguiar ao ser entrevistado por Otaviano Costa.
Na música, o máximo que conseguiu foi virar meme com sua apresentação de “Fora da Casinha”. Ele também tenta constantemente reunir o elenco de “Rebelde Brasil” para conseguir um pouco mais de holofotes.
Maria, que já não era tão conhecida assim, também foi um destaque negativo. Ela foi expulsa por agressão em um Jogo da Discórdia, virando assim a primeira celebridade a ser convidada a se retirar do reality. Não houve outros grandes destaques.
ALGUÉM ASSISTIU?
O BBB 23 quebrou um grande recorde: a pior audiência da história do programa. Admito que eu mesmo não me dei ao trabalho de assistir, mas acompanhei algumas das polêmicas pelo Twitter e TikTok.
Acredito que essa tenha sido o pior rendimento para o camarote de todos os tempos. Participantes acusados de racismo, de intolerância religiosa e de assédio, chegando ao auge de ter dois famosos sendo expulsos de uma única vez.
Cara de Sapato e MC Guimê foram, sem dúvida, o ponto baixo deste Big Brother. Da mesma maneira que ocorreu com Karol Conká, a emissora tentou limpar a imagem do cantor, levando junto com Lexa, sua esposa na época, no Altas Horas.
A maioria dos outros jogadores foram totalmente esquecíveis. Alguém seque se lembra que Fred ou que a Aline estiveram naquela casa? Talvez Key Alves e Fred Nicácio tenham sido os que mais conseguiram alguma atenção no pós e, mesmo assim, foi muito pouco.
VALE A PENA?
A situação em que o BBB se encontra atualmente é bem parecida com a de 2020. Após anos de sucesso, o programa está saturado e precisa de um bom elenco e de boas dinâmicas para conseguir engajar novamente.
Para quem é convidado e precisa decidir se entra ou não, é sempre uma incógnita. É impossível saber se será um fracasso ou um êxito em ibope e, de qualquer forma, uma vez lá dentro, você não consegue ter a confirmação de estar sendo querido ou não pelo público.
O famoso que arrisca pode conseguir se dar bem, como a Rafa Kalimann, mas há sempre a possibilidade de você sair como o Cara de Sapato. Muitas vezes sua rejeição será causada pelas suas próprias escolhas ruins, mas ás vezes uma estratégia errada de jogo já é o suficiente para fazer com que o público te odeie.
Acho que é uma boa oportunidade para quem está começando na carreira, quem tem poucos seguidores, ou quem já foi grande um dia e acabou sendo deixado de lado pela mídia. No entanto, jamais consideraria inteligente para alguém como o Tiago Abravanel, por exemplo, que já possuía dinheiro e fama.
Claro, muitos alegarão que entraram pela experiência, mas o monitoramento 24 horas por dia com o risco de perder tudo o que já conquistou soa como loucura.
Após todos esses comentários, quero saber de vocês. Caso você fosse uma celebridade, aceitaria o chamado do Boninho? Deixe nos comentários!
Vih tube melhorou a imagem anos após o pgm pq teve filho e usou isso pra reverter a rejeição que teve, não é algo que teve a ver com sua passagem pela casa, foi rejeitada e não furou sua bolha como pretendia ao entrar no pgm.
Já Carla saiu querida, com a menor porcentagem da edição, multiplicou seguidores aqui fora tb além dos diversos trabalhos desde então no cinema, na TV e nas redes.