Barbie e o Oscar: Há alguma chance de vitória?
Sendo ou não fã de cinema, é impossível que você tenha sobrevivido ao ano de 2023 sem ouvir falar de “Barbie”. A boneca mais famosa de todos os tempos chegou ao topo das bilheterias, acumulando mais de 1.4 bilhões de dólares ao redor do mundo. Além do sucesso comercial, houve bastante aclamação, o que levou a oito indicações ao Oscar desse ano.
Apesar de estar na categoria principal, “Melhor Filme”, e em tantas outras, muitas reclamações ocorreram pela ausência de Margot Robbie em “Melhor Atriz” e de Greta Gerwig em “Melhor Direção”. Ryan Gosling, nomeado como coadjuvante, foi a público lamentar por suas colegas.
“Estou extremamente honrado por ter sido indicado (…) Mas não existe Ken sem Barbie, e filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie, as duas pessoas mais responsáveis por este filme histórico e mundialmente celebrado”
Ryan Gosling em comunicado oficial.
Vale ressaltar que “Melhor Ator Coadjuvante” é uma categoria extremamente menos concorrida que a de Margot e Greta. No entanto, é realmente triste ver que a diretora com o maior filme do ano foi esnobada, principalmente quando lembramos que apenas oito mulheres já concorreram por esta estatueta.
Hoje analisaremos as chances de Barbie em cada um dos prêmios em que está indicada. Iremos separar entre as: Provável ganhadora, Há possibilidade e Bem Improvável.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Não existem dúvidas que America Ferrera é uma boa atriz. Vencedora de um Globo de Ouro, um Emmy e um SAG Awards por sua performance em “Ugly Betty”, a descendente de hondurenhos já provou seu valor na área. No entanto, ela chega ao Oscar 2024 como uma grande zebra.
Outros nomes, como Julianne Moore ou Rosamund Pike, por exemplo, estavam sendo mais elogiados durante a temporada e ficaram de fora. Independente de qualquer coisa, Da’Vine Joy Randolph (“The Holdovers”) já ganhou mais de dez prêmios por sua interpretação como a mãe enlutada no filme de Alexander Payne e é a favorita disparada.
Por isso, uma vitória de America Ferrera é bem improvável.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Se você está com medo do longa sair de mãos vazias, relaxe! Pois uma categoria é certeza de vitória: “Melhor Canção Original”. Toda a trilha sonora do filme é deliciosa de se ouvir, porém, com a regra de apenas duas músicas de um mesmo projeto poderem receber nomeação, a disputa está entre “I’m Just Ken” e “What Was I Made For?”. A dúvida agora é qual delas receberá o tão sonhado prêmio.
O single de Billie Eilish parece ser o que possui mais força, todavia a vitória da faixa de Ken no Critics Choice Awards mostrou que não dá para garantir nada. Caso a dona do hit “Bad Guy” leve, ela se tornará a pessoa mais jovem a ganhar duas vezes no Oscar, já que “No Time To Die” foi premiada em 2022.
Minha torcida pessoal é para “What Was I Made For?”.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ryan Gosling como Ken foi um dos elementos mais elogias pela crítica em “Barbie”. Sendo assim, sua vitória não seria tão difícil de ser visualizada. Porém, por “Oppenheimer”, Robert Downey Jr. tornou-se o favorito.
Entretanto, como o SAG, o BAFTA, o CC e o Globo de Ouro reconheceram Gosling, dá para dizer que ele está em segundo lugar. Logo, há chances.
MELHOR FIGURINO
A Barbie é uma fashionista e disso todo mundo sabe. A responsável pelos figurinos do filme é Jacqueline Durran, nomeada anteriormente oito vezes e vencedora nessa categoria por “Adoráveis Mulheres” e “Anna Karenina”.
A produção da Warner também se destaca no “Costume Designers Guild Award”, prêmio do sindicado dos figurinistas, onde disputa na categoria de fantasia. No Oscar, considero “Napoleão” e “Pobres Criaturas” como seus maiores rivais, porém há grande possibilidade de vitória.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
A nomeação de Barbie para melhor roteiro adaptado foi uma surpresa para muita gente. O motivo disso foi que a história anteriormente esteve presente na categoria de roteiro original de outras premiações. No entanto, a Academia resolveu que não se encaixava nas regras e decidiu transferir o filme.
A Warner resistiu bastante, visto que essa categoria está mais concorrida com obras como “Oppenheimer” e “Pobres Criaturas”. Por isso, há a incerteza de quem levará a melhor aqui, pois ocorrerá uma divisão entre os votantes. Não é absurdo, portanto, imaginar que o screenplay de Barbie tem chances.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
A batalha pelo Oscar de “Melhor Direção de Arte” não será fácil, uma vez que os indicados são todos fortes candidatos. Há claro a possibilidade de Oppenheimer sair vencendo todas as categorias técnicas, mas acredito que Barbie seja o favorito desta categoria.
No site de apostas “GoldDerby”, a boneca lidera com vantagem. Em anos anteriores, filmes de fantasia ou em cenários de guerra costumam ganhar esta categoria.
MELHOR FILME
O tão sonhado “Melhor Filme” também é obviamente o mais difícil de ser conquistado. Infelizmente acredito que Barbie tem pouquíssimas chances de ser a estrela da noite.
A derrota para “Pobres Criaturas” na categoria de comédia do Globo de Ouro e a ausência do filme em “Melhor Direção” no Oscar são péssimos indicativos. É necessário perceber também que “Oppenheimer” dificilmente perderá a estatueta. É improvável que o longa de Christopher Nolan perca e, caso ocorra, não vejo como “Barbie” poderia entrar no lugar.
Apesar disso, a película inspirada no brinquedo da Mattel irá deixar a temporada de premiações como uma grande campeã. Um filme que foi desacreditado antes de seu lançamento, que recebeu boicote de grupos conservadores e que muita gente duvidada de uma indicação conseguiu entrar em sete categorias. É uma vitória para cada mulher que sonha em trabalhar com cinema algum dia.
Quero saber de você: a sua torcida está com Barbie ou há outro filme levando o Oscar no seu coração? Deixe nos comentários!