ANATOMIA DE UMA QUEDA: Um filme que você precisa assistir

ANATOMIA DE UMA QUEDA: Um filme que você precisa assistir

Começo de ano é a época de férias para muita gente, e sendo assim, um dos melhores passeios é ir ao cinema assistir a alguma novidade. No entanto, para quem já está saturado dos blockbusters de Hollywood, como “Aquaman 2: O Reino Perdido” ou “Wish: O Poder dos Desejos”, “Anatomia de Uma Queda” (Anatomie D’une Chute) chega às telonas brasileiras como uma ótima opção.

Indicado em cinco categorias do Oscar, o longa francês dirigido por Justine Triet não possui uma sinopse revolucionária; pelo contrário, a base da trama é algo já visto antes. No entanto, a obra te fisga e não falha ao manter sua apreensão durante as mais de 2 horas e meia de duração.

Sandra, interpretada pela xará Sandra Hüller, é a protagonista da história. Escritora alemã, ela vive em uma casa isolada com seu marido e com seu filho Daniel (Milo Graner), que fica cego aos onze anos devido a um trágico acidente. Quando o menino encontra seu pai morto na neve, nossa heroína se torna a principal suspeita.

A partir desse momento, o telespectador começa a se fazer diversas perguntas: Foi um acidente? Foi suicídio? Caso tenha sido a esposa, será que ela tinha seus motivos? O público precisa desvendar esse mistério do mesmo modo que os investigadores, criando teorias e juntando as peças que o roteiro entrega.

OS PONTOS FORTES

Não vão esperando um filme com ação ou cenas eletrizantes; não é isso que te espera. Na verdade, o grande triunfo de Anatomia são as cenas do tribunal e os flashbacks que te ajudam a entender a dinâmica do casal e família.

Sandra Hüller, indicada a “Melhor Atriz” por esse papel, é sem dúvidas, o destaque da película. Ela, que também foi aclamada pelo desempenho em “Zona de Interesse”, tornou-se uma das minhas performances favoritas dos últimos tempos. É impossível não torcer por ela, ainda que você duvide de sua inocência.

Ademais, todo o elenco aqui merece aplausos. Milo Graner pode ser muito novo, mas carrega alguns dos momentos mais tocantes da produção. Em determinado ponto, cheguei a acreditar que ele realmente era cego, o que não é o caso. Como Daniel, foi nomeado a “Melhor Ator Jovem” no Critics Choice Awards.

Antes de ir ao cinema, ouvi muitas piadas sobre como o cachorro também merecia indicações em prêmios. Inicialmente, achei que tratava-se apenas de brincadeiras, porém vi que estava enganado; o casting é tão bom que até o cão é talentoso.

Milo Graner em “Anatomia de Uma Queda”.

O maior foco é Anatomia de Uma Queda é abordar o julgamento, não só no quesito judicial, mas também na avaliação que fazemos das pessoas através de fragmentos de suas vidas. Sandra, durante a audiência, chega a levantar esse argumento sobre como os pontos de vista ficam distorcidos em situações assim.

Nós não conhecemos a personagem de forma verdadeira, assim como não sabemos do íntimo daqueles que nos cercam na vida real. Portanto, somos obrigados a funcionar igual a um júri, seguindo a perspectiva de terceiros que pouco podem afirmar ou negar os acontecimentos e os sentimentos dos envolvidos no caso. Para mim, mora aí a graça do filme.

O PRESTÍGIO

Você pode até não acreditar quando eu digo que vale muito apenas assistir ao longa, afinal de contas, não sou especialista na área. Bom, mas então ouça quem entende de cinema!

“Anatomia de Uma Queda” venceu o renomado Festival de Cannes, um dos principais da indústria. Além disso, levou “Melhor Roteiro” e “Melhor Filme de Língua Não-Inglesa” no Globo de Ouro. No Oscar, concorre em “Melhor Direção”, “Melhor Atriz”, “Melhor Montagem”, “Melhor Roteiro Original” e, claro, “Melhor Filme”.

Na minha opinião, poderia ganhar facilmente em qualquer uma dessas categorias. E pra você? Está animado para assistir? Deixe nos comentários!

Lucas Martins

Nascido em 2002 na cidade do Rio de Janeiro, cresci com paixão pela literatura e pela música. Sou Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Unicarioca e futuro pedagogo pela UERJ. No meu tempo livre, gosto de assistir a filmes e acompanhar cada passo dado por Taylor Swift.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.