6 livros para conferir no Mês da História Negra

6 livros para conferir no Mês da História Negra

Fevereiro, para nós brasileiros, é o mês da volta às aulas e das festividades do carnaval. No entanto, nos Estados Unidos, é marcado pelo Mês da História Negra, dedicado a valorizar e reconhecer toda a luta e resistência do povo negro norte-americano. Hoje, recomendaremos alguns livros que são boas opções não só para este momento, mas para qualquer época do ano.

Por muitos anos, precisávamos quase que implorar por representatividade na mídia. Embora a situação não esteja perfeita, hoje presenciamos muito mais inclusão do que há uma década. Só pedir por diversidade, porém, não é o suficiente. É necessário apoiarmos autores e narrativas de minorias, para que ocorram mais oportunidades. Confira então a nossa seleção:

CARTAS PARA MARTIN

Sinopse: Justyce McAllister é um garoto de dezessete anos com um futuro brilhante pela frente, sendo um dos melhores alunos de uma escola prestigiada. No entanto, um episódio de violência policial traz à tona que a distância entre ele e seu futuro é quase um abismo. Ao sofrer agressão e punição injusta, o olhar de Justyce desperta para um novo mundo, um lugar solitário em uma sociedade que insiste em vê-lo como ameaça ou como promessa de fracasso. Então, ele decide iniciar um projeto: escrever cartas para Martin Luther King Jr.
Autor(a): Nic Stone
Faixa etária: Jovem Adulto
Quantidade de páginas: 256

“Você já considerou que talvez você não deva ‘se encaixar’? As pessoas que fazem história raramente se encaixam.”

Nic Stone em “Cartas Para Martin”.

JEREMIAS: PELE

Sinopse: Numa reinterpretação ousada, porém necessária, como enaltece Mauricio de Sousa, em seu prefácio, o roteirista Rafael Calça e o desenhista Jefferson Costa dão vida a uma história forte, dura, emocionante, na qual Jeremias lidará pela primeira vez com o preconceito por causa da cor da sua pele. A história é recheada de dor, superação, aprendizado e preparação para a vida.
Autor(a): Rafael Calça
Faixa etária: Infanto-Juvenil
Quantidade de páginas: 96

Cena de “Jeremias: Pele”

INSTRUÇÕES PARA DANÇAR

Sinopse: Desde que seus pais se separaram, Evie Thomas não acredita mais no amor. Ela fica ainda mais desiludida quando algo estranhíssimo acontece: ao ver um casal se beijando, ela de repente é dominada por uma visão do início daquele romance… e de como ele vai acabar. Ao investigar por que continua tendo essas visões, ela vai parar num estúdio de dança e resolve se matricular. Lá, aprende a dançar valsa, tango e salsa tendo como par Xavier, seu mais completo oposto.
Autor(a): Nicola Yoon
Faixa etária: Jovem Adulto
Quantidade de páginas: 256

O problema com corações partidos não é que eles te matam. É que não te matam.

Nicola Yoon em “Instruções Para Dançar”.

O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA

Sinopse: Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Quando uma viatura para ela e seu amigo Khalil, tudo o que Starr espera é que ele também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, morto. Em luto, precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.
Autor(a): Angie Thomas
Faixa etária: Jovem Adulto
Quantidade de páginas: 378

“Qual é o sentido de ter uma voz se você vai ficar em silêncio nos momentos em que não deveria?”

Angie Thomas em “O Ódio Que Você Semeia”.

DAQUI PRA BAIXO

Sinopse: A história de uma vingança contada pelo olhar do garoto cujo irmão foi baleado na rua onde ele mora. Um romance escrito em verso, que se passa em pouco mais de um minuto: o tempo que o elevador do prédio leva pra descer até o térreo, onde Will vai encontrar o assassino do irmão, vai apontar pela primeira vez uma arma na cara de alguém e vai atirar.
Autor(a): Jason Reynolds
Faixa etária: Jovem Adulto
Quantidade de páginas: 320

“Outra coisa sobre as regras / Elas não foram criadas para serem quebradas / Elas foram criadas para os quebrados seguirem”

Jason Reynolds em “Daqui Pra Baixo”

NA CORDA BAMBA

Sinopse: Em um supermercado de um bairro rico, Emira Tucker, uma jovem negra que trabalha como babá, é abordada por um segurança que a acusa de ter sequestrado a garotinha branca que está com ela. Uma pequena multidão se reúne e a comoção só termina quando o pai da criança aparece. A mãe da menina decide que Emira merece justiça e resolve fazer de tudo para que isso aconteça. A própria Emira, porém, só quer deixar a história para trás, mas quando o passado da patroa vem à tona, ela e Emira são confrontadas com verdades que podem mudar para sempre o que elas pensam uma sobre a outra e sobre si mesmas.
Autor(a): Kiley Reid
Faixa etária: Adulto
Quantidade de páginas: 320

“Não preciso que você fique irritado porque aconteceu. Preciso que você fique irritado porque simplesmente… acontece.”

Kiley Reid em “Na Corda Bamba”.

Apesar de algumas pessoas quererem acreditar no contrário, a diversidade na cultura pop é extremamente importante. Embora a maior parte dos livros desta lista trate sobre o tema do racismo, é crucial enfatizar que existem diversas obras escritas por pessoas negras abordando uma ampla gama de assuntos. Encorajamos vocês a compartilharem suas contribuições nos comentários, sugerindo mais recomendações de obras que valham a pena.

Lucas Martins

Nascido em 2002 na cidade do Rio de Janeiro, cresci com paixão pela literatura e pela música. Sou Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Unicarioca e futuro pedagogo pela UERJ. No meu tempo livre, gosto de assistir a filmes e acompanhar cada passo dado por Taylor Swift.

One thought on “6 livros para conferir no Mês da História Negra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.