Oscar: Os atores que nunca venceram o prêmio

Oscar: Os atores que nunca venceram o prêmio

Existem diversos prêmios na indústria cinematográfica, e nós, como telespectadores, somos capazes de compreender que a ausência de um troféu não é capaz de retirar a qualidade de uma obra. No entanto, sabemos como uma vitória no Oscar é extremamente importante para os envolvidos em um projeto.

O evento, que chega à sua 95ª edição, celebra há décadas o que existe de melhor no cinema. Apesar de diversos astros talentosos possuírem a estatueta em suas casas, outros continuam batendo na trave, ou pior, sequer foram nomeados. Hoje, iremos citar alguns atores que ainda não receberam tal prestígio, e acredite, a lista pode te surpreender.

Mark Ruffalo, Ryan Gosling, Robert Downey Jr. e Bradley Cooper estão entre os indicados este ano que já perderam o prêmio em mais de uma ocasião. No mês de março eles terão a chance de preencher aquele espaço vazio da estante.

MARGOT ROBBIE

Margot Robbie no tapete vermelho do Oscar 2016.

Começando pela queridinha do momento, Margot Robbie continuará sem um Oscar de atuação por pelo menos mais um ano.

Apesar de sua performance no filme mais popular do ano, a Barbie ficou de fora da categoria de “Melhor Atriz”, causando revolta na internet. No entanto, por ser produtora do longa, caso este vença a categoria principal da noite, ela também levará.

A australiana já esteve indicada em duas ocasiões: por “Eu, Tonya”, em 2018, onde perdeu para Frances McDormand, e por “O Escândalo”, em 2020, quando foi destronada por Laura Dern.

No quesito derrotas, ela amplia seu feito a outras premiações. No Globo de Ouro já foram sete, vencendo apenas como produtora este ano; no BAFTA foram cinco e no SGA, seis.

Embora a Academia não reconheça, o público sabe que Margot entrega seu talento até mesmo em filmes fraco como sua ótima atuação em “Esquadrão Suicida”, em que dá a vida para Arlequina.

WILLEM DAFOE

Willem Dafoe transformado em “Pobres Criaturas”.

Os americanos Willem Dafoe e Mark Ruffalo têm duas coisas coisa em comum: ambos são secundários em “Pobres Criaturas” e ambos já perderam três vezes “Melhor Ator Coadjuvante” no Oscar. Todavia, enquanto o eterno Hulk foi indicado pelo filme estrelado por Emma Stone, o Duende Verde ficou sem a oportunidade da estatueta.

Essa não é a primeira vez que Dafoe fica de fora dos 5 finalistas contrariando a opinião popular. Em 2020, sua atuação em “O Farol” foi muito aclamada pelo público, mas ignorada pela Academia.

O marido de Giada Colagrande poderia pedir música no Fantástico, pois perdeu o Oscar não só em mais de três ocasiões, como também em três décadas diferentes. Em 1987, perdeu para Michael Cane; Em 2001, para Benicio del Toro e Em 2018, para Sam Rockwell, todos em categorias de coadjuvantes.

No ano de 2019, desempenhando o papel do pintor Van Gogh, conquistou sua primeira vaga em “Melhor Ator”, porém, perdeu para Rami Malek, que interpretava Freddie Mercury. Até hoje muitos ainda questionam a vitória de Malek, alegando que ele era o mais fraco da categoria.

Com mais de 4 décadas de carreira, os outros prêmios da indústria também não agraciaram Dafoe. Até o presente momento, ele ainda não venceu um Globo de Ouro, um BAFTA ou um prêmio Critics‘ Choice.

AMY ADAMS

Amy Adams no tapete vermelho do Oscar.

Um é pouco, dois é bom, mas seis? É demais mesmo! E, acredite se quiser, essa foi a quantidade de vezes que Amy Adams saiu de mãos vazias na maior premiação do cinema. Ela recebeu indicações nos anos de 2006, 2009, 2011, 2013 e 2019. Em “O Vencedor” (2010), por exemplo, foi batida por Melissa Leo, sua colega de cena.

Como o brasileiro não perdoa nada, o número excessivo de derrotas virou motivo de piada nas redes sociais.

Algumas das piadas feitas com a atriz nas redes sociais.

Do mesmo modo que os outros citados anteriormente na lista, Amy também coleciona indicações sem vitórias nos outros prêmios relevantes. No entanto, ela já foi vitoriosa no SAG, quando atuou em “Trapaça” e o filme levou “Melhor Elenco”. Além disso, figurou duas vezes seguidas no Globo de Ouro, por seu trabalho em “Trapaça” e em “Grandes Olhos”.

Sua trajetória no Oscar é comparada por vários fãs com a de Leonardo DiCaprio, que também demorou muito para receber seu momento de glória. Cabe ao tempo revelar se sua história terminara como a do loiro e se, algum dia enfim, ela colocará suas mãos no homenzinho dourado.

Uma curiosidade final sobre a atriz é que em 2016 ela comentou que existia a possibilidade ela concorrer contra ela mesma na noite de gala, uma vez que estava em duas obras bem avaliados daquele ano, “A Chegada” e “Animais Noturnos”. Bem, de uma forma irônica e triste para quem a admira, ela não foi nomeada por nenhum dos dois papéis.

IDRIS ELBA

Em 2023, Idris Elba foi ao tapete vermelho com sua esposa.

Sabemos que, no caso de pessoas não-brancas, a batalha pela validação de sua a arte é ainda mais árdua. Essa realidade se torna ainda mais evidente ao constatarmos que, neste século, apenas sete homens negros alcançaram a vitória em alguma categoria de atuação no Oscar. Infelizmente, Idris Elba ainda não integra esse grupo seleto.

Na verdade, o caso dele é ainda pior, pois ele jamais foi sequer nomeado. Ainda que tenha desempenhado bem em filmes como “Mandela: Longo Caminho para a Liberdade” e “Beasts of No Nation”, aparentemente os votantes da Academia não acharam o suficiente.

“Beasts of No Nation” (2016), inclusive, rendeu para ele uma vitória no SAG, o prêmio do sindicato dos atores de Hollywood. É muito comum que os vencedores do SAG sejam os mesmos do Oscar. Nos últimos dez anos apenas um vencedor do sindicato como coadjuvante não foi o mesmo do Oscar, sendo ele justamente o Idris.

2016, caso vocês não estejam se lembrando, foi o ano do “Oscar So White”, provavelmente a edição mais polêmica da história. O evento foi duramente criticado, com razão, ao nomear apenas pessoas brancas nas mais de vinte vagas disponíveis em atuação. Idris Elba é uma prova de que existiam atores talentosos de minoria que mereciam indicação.

GLENN CLOSE

Glenn Close no Oscar 2021.

É muito possível que você leitor tenha crescido assistindo Glenn Close atuando como a icônica Cruella De Vil no live-action de “101 Dálmatas”, ou talvez você passou os anos 90 de olho em filmes como “Hamlet” e “A Casa dos Espíritos”. Independentemente, com certeza você já viu essa mulher na tela da sua TV.

E existe um motivo bem claro do porquê escolhemos ela para preencher esta lista, é porque ela é a mulher com o maior número de indicações sem vitórias da história da cerimônia. Acredite ou não, ela já perdeu oito vezes; quatro como coadjuvante e quatro como protagonista.

Suas indicações foram graças aos filmes: “O Mundo Segundo Garp” (1982), “O Reencontro” (1983), “The Natural” (1984), “Atração Fatal” (1987), “Ligações Perigosas” (1988), “Albert Nobbs” (2011), “A Esposa” (2017) e “Era Uma Vez Um Sonho” (2020).

É impressionante perceber que nos anos 80, apesar de nunca ter vencido, recebeu indicações por metade da década. Um ator ter cinco performances merecedoras de Oscar em toda a sua carreira já não é algo fácil, imagine então conseguir isso por três edições seguidas.

Quando questionada, Glenn Close deixou claro que não se vê como uma perdedora:

“Você está aí, você é uma das cinco pessoas homenageadas pelo trabalho que você fez com seus colegas. O que é melhor do que isso?”

Declarou a atriz para Los Angeles Times.

BÔNUS: FERNANDA MONTENEGRO

Fernanda Montenegro na cerimônia do Oscar,

Ok, esse não é surpresa para ninguém, mas senti que era minha obrigação como brasileiro colocar a Fernanda Montenegro como menção honrosa. Nosso orgulho nacional não foi apenas a mulher do país a entrar na categoria de “Melhor Atriz”, como também foi a primeira latina da história.

Concorrendo com “Central do Brasil”, ela perdeu para Gwyneth Paltrow de “Shakespeare Apaixonado”. Até os dias atuais, cinéfilos questionam o Oscar de Paltrow, e a atriz já revelou usar a estatueta como peso de porta.

Imagino que existe alguém lendo isso e pensando “deve ser só brasileiro que reclamou”. Bom, esta pessoa estaria enganada. Até mesmo a Glenn Close já comentou sobre este tópico, confira:

“Eu lembro aquele ano em que Gwyneth Paltrow ganhou daquela atriz incrível de Central do Brasil. Eu pensei: ‘O quê? Isso não faz sentido’. Eu acho que quem ganha tem muito a ver com como as coisas ocorreram. Se havia publicidade, quanto dinheiro havia para divulgação.”

Glenn Close em entrevista para a ABC.

Consegue pensar em algum outro injustiçado pela Academia? Deixe nos comentários, além dos seus favoritos para o prêmio neste ano!

Lucas Martins

Nascido em 2002 na cidade do Rio de Janeiro, cresci com paixão pela literatura e pela música. Sou Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Unicarioca e futuro pedagogo pela UERJ. No meu tempo livre, gosto de assistir a filmes e acompanhar cada passo dado por Taylor Swift.

One thought on “Oscar: Os atores que nunca venceram o prêmio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.