Afinal de contas, a Ariana Grande é problemática?

Afinal de contas, a Ariana Grande é problemática?

Com sucessos estrondosos, como “7 Rings” e “Thank U, Next”, Ariana Grande tornou-se uma das artistas pop de maior alcance no mundo. A americana conquistou uma legião de fãs que levaram todos os seus seis discos a conseguirem certificados de platina nos EUA. No entanto, o baixo rendimento de seu novo single “yes, and?” gerou uma série de questionamentos pela internet.

A canção por muito pouco estreou em primeiro lugar na parada estadunidense. O topo foi conquistado em uma disputa acirrada com “Lovin On Me” de Jack Harlow. Para garantir a posição, a cantora lançou diversas variações da música para inflar as vendas, incluindo uma versão instrumental e outra acapella.

Apesar do debut em #1, a gravação ficou fora do top cinco na segunda semana e, na terceira, já se encontrava ausente do top quinze. Um fracasso assim é incomum para a performer, portanto, fãs e haters começaram a criar teorias para explicar a situação e muitos dizem que sua imagem está manchada em seu país de origem.

IÊ INFIEL

Diferente de outras pessoas da indústria, a Ariana não costuma se envolver em tantas polêmicas assim. No entanto, a vida pessoal da hitmaker virou foco no último ano, graças ao fim de seu casamento e o inicio do namoro com Ethan Slater.

Em meados de julho de 2023, chegou a noticia de que a dona do hit “Positions” e Dalton Gomez haviam se separado, após dois anos de matrimônio. Na época, a cantora curtiu diversas publicações onde dava a entender que sentia “medo” do homem e que estava se “auto abandonando” por ele.

Após o término, a cantora começou a se envolver com Ethan, conhecido por interpretar o Bob Esponja no musical inspirado na série, que também havia se separado recentemente. O problema, porém, veio com as suspeitas de que Ariana Grande havia sido o pivô para o divórcio.

Ethan Slater, atual namorado de Ariana Grande.

Ainda que fontes próximas afirmem que não houve traição, isso é contrariado por Lilly Jay, ex-esposa e mãe do filho do ator.

Em entrevista, a mulher deixou claro seu descontentamento com a atual de seu antigo parceiro:

“Ela realmente é o cerne da história. Ela não apoia outras mulheres. Minha família é apenas um dano colateral”

Lilly Jay para o Page Six.

Ainda que jamais tenhamos certeza do que realmente ocorreu, sabemos que em situações assim cada pessoa toma um lado e a verdade fica em segundo plano. A questão é como fica a reputação da diva pop após o caso.

SIM, E?

“yes, and?”, carro-chefe de seu sétimo álbum de estúdio, passa uma mensagem sobre ser autêntico e não se importar com que os outros pensam. Todavia, uma das frases da música chamou atenção justamente por remeter seu atual namoro.

O verso “Por que você se importa tanto em quem eu sento?” nesse momento da carreira talvez não tenha sido a ideia mais inteligente. A rejeição da música, para muitos, é por conta disso.

Comentário de um fã da Ariana.

No final das contas, não importa muito o que de fato aconteceu dentro de quatro paredes, uma vez que os telespectadores formarão suas opiniões independente dos fatos. Em casos de traições, mulheres são sempre muito mais julgadas que homens, mesmo que são inocentes. Um exemplo disso no Brasil foram os ataques sofridos por Luísa Sonza, na época em que começou a sair com o Vitão.

A visão da Ariana para grande parte do público é de uma “destruidores de lares”, que teria seduzido um homem e feito ele abandonar sua família e uma criança recém nascida. É óbvio que uma afirmação dessas, além de machista, é bem idiota, mas ela é proferida por muitas pessoas.

Quando a primeira espécie de resposta da cantora é literalmente um “é, e daí?”, fica mais difícil ainda conquistar o carinho da audiência.

OBRIGADO, PRÓXIMO

Pete Davidson e Ariana Grande no tapete vermelho do VMA.

Problemas com casos antigos não são algo que Grande já não tenha passado antes. Em um de seus maiores êxitos, “Thank U, Next”, a norte-americana citou os nomes de seus ex-namorado, mas nenhum deles movimentou tanto a mídia quanto o comediante Pete Davidson.

Rolou aparições em conjunto em grandes eventos, tatuagens e até mesmo uma música com o nome do astro em seu álbum “Sweetener”. Quem viveu na internet em 2018 sabe que os dois foram um dos casais mais comentados do ano.

A relação deles pode ser descrita como relâmpago. O anúncio do namoro no Instagram foi feito em maio e o término ocorreu em outubro. Nesses poucos meses, eles começaram a morar juntos e noivaram.

A separação, que poderia ser amigável, não foi. Sendo assim, quem antes havia inspirado canções de amor, agora passava a receber indiretas nas letras da musicista.

Em “How I Look On You”, Ariana descreve um relacionamento onde o cônjuge tentava usufruir de sua fama e, em “Positions”, fez um trocadilho com o nome do comediante onde diz que torce para que a história não se repita, ou melhor dizendo “re-pete”.

Muitas farpas foram trocadas nos últimos anos e, como todo mundo que se envolve com um grande artista, Pete recebeu diversos ataques dos fãs da cantora. Então, não é uma surpresa que, quando ele fez uma publicação com teor suicida, muitos culparam sua ex.

Comentário de internauta sobre o caso.

“Eu realmente não quero mais estar nesse mundo. Estou fazendo meu melhor para ficar aqui, mas na verdade não sei quanto tempo mais posso durar”.

Publicação de Pete Davidson em dezembro de 2018.

A ganhadora de dois prêmios Grammy ainda tentou entrar em contato com o humorista após as falas preocupantes, mas o mesmo não quis contato. Apesar de demonstrar empatia com o ex-noivo, Ariana não foi poupada de críticas por uma parcela do público.

OUTRAS POLÊMICAS

Para além dos interesses românticos, outros eventos também abalaram a imagem da musa. Um dos mais memoráveis foi quando a estrela lambeu uma rosquinha em uma loja durante uma brincadeira com seus amigos.

A “mulher perigosa”, no auge dos seus 22 anos, foi até foco de investigação após o ato. Ela chegou a dizer que odiava os americanos e os Estados Unidos naquele momento, o que gerou a fúria dos cidadãos mais patriotas. O funcionário do local disse ainda que ela havia sido muito grosseira.

A atitude, vista como infantil e irresponsável, pesou muito para Ariana na época, sendo sua maior controvérsia até aquele momento. Ela precisou pedir desculpas publicamente por suas ações.

Ariana Grande ao lado de Nicki Minaj.

O tom de pele da popstar também foi um tópico bastante discutido. A atriz que entrará em cartaz este ano com “Wicked”, recebeu acusações de blackfishing, ou seja, de que estava escurecendo a sua pele demais, ao ponto de parecer ser uma mulher preta.

Comentário acusa Ariana de se passar por latina, negra e asiática.

Muitos compararam a tonalidade da artista com o passar dos anos, tentando provar esse ponto. Algumas das fotos analisadas tratavam-se de montagens, feitas propositalmente para queimá-la, porém ainda há quem acredite que ela exagerou no bronzeado.

Comparativo do tom de pele de Ariana. Ao centro, a imagem adulterada. À esquerda, a imagem real.

UM BRILHO ETERNO

Ainda que todas essas questões possam construir uma má reputação, não podemos assumir que sejam o real motivo para o desempenho fraco de “yes, and?”. No entanto, é correto afirmar que há a possibilidade disso estar sim influenciando.

A respeito do caráter de Ariana, depende da interpretação de cada um. Para mim, ela é um ser humano com possibilidade de errar como qualquer outro. Não podemos esperar que celebridades sejam perfeitas, uma vez que nós também não somos. Ao apontarmos os dedos para uma pessoa, é preciso que reflitamos sobre as nossas próprias atitudes, para não seremos hipócritas ou desonestos.

O novo álbum de Ariana Grande, “Eternal Sunshine”, chega em 8 de março, e queremos saber se você está ansioso. Deixe nos comentários suas expectativas para o projeto, além dos seus pensamentos sobre as controvérsias da diva.

Lucas Martins

Nascido em 2002 na cidade do Rio de Janeiro, cresci com paixão pela literatura e pela música. Sou Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Unicarioca e futuro pedagogo pela UERJ. No meu tempo livre, gosto de assistir a filmes e acompanhar cada passo dado por Taylor Swift.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.