Artistas internacionais cantando em português: Relembre 5 casos.

Artistas internacionais cantando em português: Relembre 5 casos.

O consumo de música mudou para sempre com o avanço das redes sociais e das plataformas de streaming. Atualmente, talentos ao redor do mundo podem ser descobertos sem a necessidade de uma gravadora por trás. Dessa forma, artistas internacionais conseguiram mais espaço na indústria, popularizando gêneros como o k-pop e o afrobeats.

O Brasil entra como um grande destaque nos últimos anos devido a nossa capacidade de colocar canções em posições altas nas plataformas apenas com nossos plays. Por exemplo, na época do carnaval, “Macetando”, de Ivete Sangalo e Ludmilla, alcançou o top 40 do Spotify Global, ao lado de artistas como Billie Eilish e Jung Kook.

Sendo assim, cada vez mais vemos estrangeiros buscando aproximação com a música brasileira. Seja em parcerias ou em remixes especiais, os casos estão cada vez mais recentes. Hoje selecionamos 7 situações em que gringos se dobraram para o português.

MADONNA

O desempenho da carreira internacional de Anitta é uma pauta que continua em alta até hoje, porém, se há algo que mostra que a carioca chegou ao topo, é a sua parceria com a Rainha do Pop. Madonna parou a internet em 2019 ao lançar “Faz Gostoso”, parte de seu álbum “Madame X”, que originalmente era um funk de uma artista portuguesa.

A diva morou em terras lusitanas e resolveu homenagear o local, mas ainda lembrar do Brasil na escolha do feat. A música mistura os dois idiomas, todavia o refrão é inteiramente em português.

Eu não nego, ele é safado e ainda por cima é carinhoso / Ele faz tão gostoso, e-ele faz tão gostoso / Ele não quer compromisso e na minha casa é perigoso / Ele faz tão gostoso, e-ele faz tão gostoso

Trecho de “Faz Gostoso”.

No entanto, se engana quem acha que esta foi a única vez que Madonna cantou em nossa língua. Na verdade, no próprio “Madame X” ela apresenta “Crazy” e “Killers Who Are Partying”, com versos em português.

Áudio oficial de “Crazy”.

DRAKE

Apesar de possuir muitos fãs em nossa terra, existe também uma parcela daqui resistente em relação ao Drake. O rapper já apresentou uma série de atitudes controversas no Brasil, como ignorar fãs no aeroporto, recusar-se a comer pratos brasileiros e proibir a transmissão de seu show no Rock in Rio em canais de televisão.

Entretanto, em 2021, o canadense fez algo inesperado ao gravar um remix de “Ela É do Tipo”, de MC Kevin o Chris. O caxiense foi procurado por Drake via Instagram para a parceria e, embora não tenha atingido números altos, foi importante para a popularização do funk no exterior. O dono do hit “God’s Plan” preferiu jogar no modo seguro e cantar seus versos em inglês, mas chegou a arriscar em momentos soltando “vai rebola pro vai, vai novinha vai”.

Áudio oficial de “Ela É do Tipo (Remix)”

AVRIL LAVIGNE

Hoje em dia, Olivia Rodrigo conquista uma legião de adolescentes graças aos seus hits pop-rock, mas as crianças dos anos 2000 tiveram uma experiência parecida com Avril Lavigne, que lançou sucessos como “Sk8er Boi” e “Complicated”. Porém, ainda que os dois primeiros álbuns de Lavigne já houvessem emplacado clássicos, foi com o terceiro que nasceu “Girlfriend”, seu único número um nos Estados Unidos.

O single recebeu uma série de versões internacionais para ajudar em sua promoção no exterior. Além de mandarim, japonês, alemão, italiano, espanhol e francês, também existiu uma variante em português. Apesar do esforço, o resultado final não ficou bom e, caso estreasse agora nas plataformas, muitos assumiriam que foi feita com inteligência artificial.

Áudio oficial de “Girlfriend (Portuguese Version)”.

KAROL G

Se o tópico for demonstrar carinho pelo Brasil, é impossível deixar Karol G de fora. A colombiana já deu diversas declarações sobre como ama nossa cultura e o interesse que tem por nosso país. Além do sentimentalismo, seu posicionamento a nosso respeito também vem com estratégia.

Dominando no reggaeton, a cantora já deixou sua presença marcada na América Latina e nos Estados Unidos, até mesmo com uma turnê em estádios. Portanto, é interessante para ela conquistar o nosso mercado, que é o mais resistente da região.

Até o momento, ela já gravou com Simone e Simaria, em “La Vida Continuó”, Léo Santana, em “Vibra Continente”, e com Dennis DJ e Kevin o Chris em “Tá Ok (Remix)”, mas apenas na última ela soltou a voz em português. A parte em que Karol canta “Tira a camisa, levanta pro alto e começa a rodar” foi o ponto mais comentado da música.

Recentemente, o remix venceu a categoria “Canção do Ano Pop/Urbano” no Prêmio Lo Nuestro, um dos mais relevantes para a indústria latina.

Clipe de “Tá Ok (Remix)”, que além de Karol G, conta também com Maluma.

SHAWN MENDES

Para finalizar, falaremos do caso mais aleatório dentre os citados. Em 2018, o canadense Shawn Mendes estava divulgando o seu álbum autointitulado e o carro-chefe do projeto foi a faixa “In My Blood”, que abordava temas como a persistência e a ansiedade.

O disco do cantor, no entanto, não era nem de longe o evento mais importante daquele ano. Ocorria também a Copa do Mundo da FIFA, sediada na Rússia. Na época, Shawn, que tem pai português, resolveu lançar um remix de sua música para dar apoio a seleção de futebol do país.

Decidimos inserir essa aqui pois, ainda que não seja português brasileiro, ainda é o nosso idioma e, trata-se de algo tão esquecido com o tempo ao ponto de até mesmo fãs do jovem não saberem que isso ocorreu.

“E eu vou acreditar / Que vamos conseguir, que vamos conquistar / Nós somos Portugal! / Uma só voz e coração”

Trecho de “In My Blood (Portuguese Version)”.
Áudio oficial de “In My Blood (Portuguese Version)”.

Gostou da lista, conhecia todos os casos? Conhece outros artistas internacionais que fizeram projetos parecidos? Deixe nos comentários!

Lucas Martins

Nascido em 2002 na cidade do Rio de Janeiro, cresci com paixão pela literatura e pela música. Sou Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Unicarioca e futuro pedagogo pela UERJ. No meu tempo livre, gosto de assistir a filmes e acompanhar cada passo dado por Taylor Swift.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.