Enactus CEFET-RJ: estudantes transformando comunidades vulneráveis

Enactus CEFET-RJ: estudantes transformando comunidades vulneráveis

Já ouviu falar da Enactus CEFET-RJ e como ela trabalha para mudar a realidade de comunidades vulneráveis? O Blog Amargurado teve oportunidade de conhecer o trabalho feito por eles e decidimos compartilhar com vocês!

A Enactus é uma organização global sem fins lucrativos, movida por estudantes universitários ao redor do mundo. Um detalhe muito importante é ter a Enactus CEFET-RJ como a que se destaca como a mais antiga e premiada equipe do Brasil.

O objetivo central é desenvolver projetos de empreendedorismo socioambiental que impactem positivamente comunidades socialmente vulneráveis. Com foco em inovação e na promoção de qualidade de vida, os membros da Enactus CEFET-RJ se dedicam a fomentar mudanças baseadas nos pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Atualmente, a Enactus CEFET/RJ desenvolve três projetos ativos que são fantásticos e realmente transformadores. Conheça cada um deles:

PROJETO MANÁ

O Projeto Maná visa reduzir o desperdício de resíduos orgânicos nas feiras livres do Rio de Janeiro. A iniciativa envolve a coleta e compostagem de resíduos que, de outra forma, seriam descartados. O produto final é um biofertilizante de alta qualidade, vendido a produtores, feirantes e à comunidade local. Além de promover a sustentabilidade, o projeto contribui para a redução do descarte em aterros sanitários, aumentam a renda e geram oportunidades de trabalho.

PROJETO ODOYÁ

O Projeto Odoyá busca conscientizar a comunidade em torno do Rio Maracanã sobre os desafios enfrentados pela Sub-bacia Hidrográfica do rio e colaborar na busca por soluções. A equipe realiza palestras, capacitações e oficinas de conscientização ambiental, como a ‘Jornada Odoyá’, envolvendo jovens do CEFET/RJ e moradores locais. Além disso, organiza mutirões em praias e busca parcerias para promover alternativas sustentáveis de descarte e coleta de resíduos.

PROJETO MAYA

O Projeto Maya foca em gestantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo informações sobre seus direitos durante o período gestacional, incluindo o pré-natal e o puerpério. O objetivo é garantir que essas mulheres sejam tratadas com respeito, autonomia e liberdade de escolha. Para isso, são oferecidas aulas com profissionais da área da saúde e um e-book com lições valiosas sobre o período gestacional.

A IMPORTÂNCIA DA ENACTUS

Iniciativas como essas demonstram como a união de estudantes dedicados e a colaboração com a comunidade podem resultar em soluções eficazes para problemas contemporâneos. A Enactus CEFET-RJ

Em julho, os jovens da Enactus CEFET/RJ, protagonistas do impacto socioambiental no Rio de Janeiro, levarão esses projetos para São Paulo, onde participarão do Evento Nacional da Enactus Brasil, o ENEB. Competindo com outros times de todo o país, todos visam um único objetivo: impactar vidas positivamente.

Será um momento de celebração do impacto gerado durante o ano por uma rede de jovens líderes universitários movidos pelo propósito e pela paixão de transformar a realidade em que vivemos.

Em 2024, o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) terá pela primeira vez 4 dias de duração e ocorrerá na cidade de São Paulo, SP, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além de reunir líderes e agentes transformadores de todo o país, os participantes terão experiências de conexão e troca. O momento também será palco de competições que definirão o time Enactus que representará a delegação Brasileira na Enactus World Cup 2024, marcada para outubro em Astana, no Cazaquistão!

Wesley Souza

Carioca, nascido em 1997, escritor, graduado em Publicidade e Propaganda pela UniCarioca (2022); Mestrando em Comunicação pelo PPGCOM/UFF e autor do livro "Marcado Para Zautar". Apaixonado pela literatura, sempre gostei de escrever e expor minhas opiniões.

One thought on “Enactus CEFET-RJ: estudantes transformando comunidades vulneráveis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.