‘Odoyá’ e a sustentabilidade: transformando desafios em ações empreendedoras
A Enactus, uma organização global presente em 33 países, é composta por estudantes movidos pelo espírito empreendedor e pela inovação, com foco total no impacto positivo de suas ações. Assim, há 21 anos surgia a Enactus CEFET/RJ.
Tendo como missão conectar o ambiente corporativo com o mundo acadêmico, criando um espaço onde a energia e criatividade dos universitários respondem às demandas por negócios mais sustentáveis.
A Enactus CEFET/RJ está constantemente inovando para impactar positivamente comunidades socialmente vulneráveis, visando empoderamento e qualidade de vida.
PROJETO ODOYÁ
E isso tudo é possível através de projetos sociais tocados por esses universitários. Sendo um deles, o Odoyá, que tem como objetivo melhorar a qualidade dos recursos hídricos da cidade do Rio de Janeiro, reduzindo o despejo de resíduos sólidos no Rio Maracanã, por meio de uma política retornável de esponjas biodegradáveis.
Pensando nisso, em abril de 2024, a equipe do projeto Odoyá, parte da Enactus Cefet/RJ, deu um passo significativo ao realizar a Jornada Odoyá, que incluiu uma série de atividades educacionais e práticas, como palestras sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a sustentabilidade dos recursos hídricos.
A ação promoveu um dia marcado por coletas de resíduos sólidos na praia de Botafogo. Os participantes do mutirão receberam orientações sobre a importância da atividade e os procedimentos de segurança, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas, bonés e coletes.
A coleta começou às 9 horas da manhã do dia 09/06, com um grupo de 20 pessoas, entre membros do projeto e voluntários externos, categorizando e separando os resíduos em plástico, vidro, metal e tecido.
Durante a coleta, foram recolhidos 16,67 kg de resíduos sólidos, com grande quantidade de plástico. Esses materiais foram encaminhados para reciclagem, ajudando a reduzir a poluição e promovendo a conscientização sobre a preservação dos ecossistemas costeiros.
Assim, a trajetória do projeto reflete um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a resolução de problemas socioambientais, destacando-se como um exemplo de como determinação e trabalho colaborativo podem gerar um impacto positivo duradouro.
E em meio a todo esse impacto positivo, o projeto Odoyá e a Enactus Cefet/RJ estão se preparando para apresentar suas iniciativas no Evento Nacional da Enactus Brasil (ENEB 2024). Tendo como palco São Paulo para destacar as soluções inovadoras e os resultados alcançados pelo seu trabalho.
SOBRE O ENEB:
O evento é o momento de celebração do impacto gerado durante o ano por uma rede de jovens líderes universitários movidos pelo propósito e pela paixão de transformar a realidade em que vivemos.
Em 2024, o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) terá pela primeira vez 4 dias de duração e ocorrerá, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além de reunir líderes e agentes transformadores de todo o país, os participantes terão experiências de conexão e troca. O momento também será palco de competições que definirão o time Enactus que representará a delegação Brasileira na Enactus World Cup 2024, marcada para outubro em Astana, no Cazaquistão!