Nova animação de “Backyardigans” revolta internautas
Com apenas oitenta episódios divididos em quatro temporadas, “Os Backyardigans”, lançado em 2004, tornou-se um dos seriados mais amados pelas crianças da geração Z. A premissa dos cinco amigos, Uniqua, Pablo, Tyrone, Tasha e Austin brincando no quintal compartilhado de suas casas era básica, mas foi suficiente para marcar a última década e render oito nomeações ao Emmy Awards, o maior prêmio da televisão.
Mesmo finalizada desde 2013, a animação continuou relevante e sendo exibida em reprises. No Brasil, constantemente surgem memes relacionados à produção, como quando descobriram a tradução e adaptação dos nomes dos personagens em português de Portugal.
Durante a pandemia, uma das músicas da série “The Backyardigans”, “Castaways”, começou a viralizar no exterior em vídeos do TikTok. Foram mais de meio milhão de usos da canção no aplicativo, o que impulsionou a faixa a alcançar o Top 50 Viral Global do Spotify, ultrapassando artistas como Doja Cat e Nicki Minaj na época. Atualmente, são mais de 44 milhões de reproduções na plataforma.
A Nickelodeon, emissora responsável pela exibição da franquia, parece ter percebido a oportunidade de surfar nesse sucesso. Depois de oito anos sem novidades, o canal oficial do desenho no YouTube começou a publicar episódios antigos completos. No entanto, a surpresa veio na última sexta-feira (12).
Sem muito alarde, eles publicaram uma nova versão de “Castaways”, com traços completamente modernizados e a promessa de um videoclipe inédito toda semana. Entretanto, a novidade não agradou os fãs antigos que cresceram com o original.
Por outro lado, algumas pessoas revidaram as críticas, considerando desnecessário o ataque a uma obra que é destinada às crianças de hoje, que possuem gostos diferentes.
AS CRÍTICAS E AS TENDÊNCIAS DO MERCADO
Muitas foram as reclamações feitas, mas a mais repetida foi sobre a qualidade da animação. Alguns apontaram que parece ser feita por inteligência artificial; outros não gostaram de como parece algo “genérico”, destacando que muitos programas infantis atuais estão com designs similares.
Uma problemática que também foi levantada é que essa nova versão foi divulgada apenas três meses após a morte de Janice Burgess, a criadora de “The Backyardigans”. Vários fãs se questionaram se ela apoiaria a decisão de rebootar seu projeto e se a atitude da Nickelodeon não poderia ser considerada como um desrespeito ao seu legado.
Não seria a primeira vez que isso ocorreria, já que um evento similar marcou a história de “Bob Esponja”. Stephen Hillenburg, que criou Bob, Patrick e seus amigos, queria encerrar o show após a terceira temporada, mas o canal insistiu em continuar. A produção está agora na décima quarta temporada e, após a morte do criador, surgiram dois spin-offs.
Não é uma surpresa que mais um sucesso dos anos 2000 esteja de volta. Afinal, estamos na era das sequências, reboots e produtos derivados. Agora é esperar os próximos lançamentos e ver o que o futuro espera para nossos amiguinhos. Está animado com a volta dos Backyardigans? Comentem!