Paralimpíadas 2024: Conheça as melhores modalidades

Paralimpíadas 2024: Conheça as melhores modalidades

A Olimpíada de Verão de 2024 foi incrível e todos já estamos com muita saudade de toda a emoção, memes e momentos históricos que ocorreram em Paris. No entanto, para quem estava órfão de ligar a televisão e se deparar com um esporte aleatório às 10 da manhã, pode relaxar. As Paralimpíadas estão chegando!

É uma ótima notícia para quem é ávido por medalhas, uma vez que o desempenho do Brasil na competição é espetacular. Por exemplo, em Tóquio 2020, conquistamos 72 pódios, sendo 22 ouros. Para efeito de comparação, é mais do que o número de medalhas olímpicas das últimas 3 edições somadas.

No Japão, ficamos no sétimo lugar no quadro de medalhas e a expectativa é que dessa vez cheguemos até o top 5 pela primeira vez.

Infelizmente, a popularidade e a atenção que esses atletas recebem são bem menores. Por essa razão, o Blog Amargurado irá mostrar hoje algumas das modalidades que você deve ficar de olho para conhecer melhor. Vamos começar?

FUTEBOL DE CINCO

Como o próprio nome já deixa claro, é um futebol com cinco jogadores em quadra. Nessa versão, os quatro jogadores de linha de cada time são deficientes visuais e o goleiro enxerga.

É disputado em uma quadra de futsal adaptada e a bola possui guizos para que os atletas possam se guiar pelo som. Todos eles precisam utilizar vendas, para que nenhum receba qualquer tipo de vantagem, e caso toquem nela, sofrem uma advertência.

A torcida não pode se manifestar, com exceção dos momentos onde ocorrem gols, mas não pensem que isso torna menos emocionante assistir a uma partida.

Algo super interessante e que com certeza vai te deixar com vontade de acompanhar é saber que o nosso país é campeão invicto no futebol de cinco. Foram cinco edições da modalidade e cinco medalhas de ouro, sendo duas dessas conquistadas contra a Argentina.

Confira um gol no futebol de cinco.

VOLEIBOL SENTADO

Não há muito mistério, o voleibol sentado segue o mesmo princípio da versão com a qual estamos habituados a acompanhar. A diferença é que os jogadores estão sentados no chão e participam pessoas que possuem deficiências de locomoção.

O tamanho da quadra é reduzido, sendo a altura da rede de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino.

As regras são basicamente as mesmas, com a exceção de que nesta modalidade os jogadores da linha de frente podem bloquear o saque. Além disso, não podem tocar na bola caso seus quadris não estejam em contato com o chão.

O Brasil possui duas medalhas de bronze com a seleção feminina, conquistadas em 2016 e 2020. Os homens ainda não chegaram ao pódio, porém alcançaram a quarta colocação nessas mesmas edições.

Confira o voleibol sentado.

GOALBALL / GOLBOL

Criado após a Segunda Guerra Mundial com o propósito de reabilitar soldados que haviam perdido a visão em batalhas, o goalball tornou-se uma das modalidades paralímpicas mais populares do mundo. Como é permitido que pessoas com diferentes graus de deficiência visual compitam, é necessário que todos utilizem vendas, assim como no futebol de cinco. Inclusive, a bola também contém guizos em seu interior, emitindo sons para que os jogadores possam localizá-la, utilizando sua audição e sentidos táteis para guiar suas ações.

Em uma quadra retangular, onde duas balizas de 9 metros de largura e 1,30 metros de altura são posicionadas nas extremidades, três defensores ficam de cada lado: um pivô, um ala esquerdo e um ala direito. Cada jogador da equipe faz um arremesso para tentar furar a barreira adversária e marcar um gol.

Com o esporte tendo participado apenas das últimas quatro edições, o Brasil já conquistou três medalhas, todas na categoria masculina. Em Londres 2012, foi a prata; no Rio 2016, o bronze; e nos tornamos campeões paralímpicos em Tóquio 2020. No mesmo ano, nossas atletas chegaram à quarta posição.

O goalball é um dos poucos eventos paralímpicos sem equivalente olímpico, logo, você não pode perder a chance de conferir uma partida.

@paralympics

Goalball is a sport exclusively for blind and vision impaired athletes. #paralympics #goalball #blindtiktok #texttospeech

♬ A Moment Apart – ODESZA – hannah_harpist
Confira alguns arremessos do goalball.

RUGBY EM CADEIRA DE RODAS

O Brasil não têm medalhas e nem marcará presença no rugby em cadeira de rodas em Paris, mas eu garanto que vale muito a pena conferir esse esporte. Até porque São Paulo irá sediar a Copa América no ano que vem e, na minha opinião, é um dos mais emocionantes de se acompanhar.

O esporte é disputado em uma quadra de basquete, e as equipes são compostas por quatro jogadores cada. A principal diferença em relação ao rugby convencional é que, nessa versão, é uma bola de voleibol, e o objetivo é atravessar a linha do gol adversário com a bola em posse, passando entre dois cones.

Há uma classificação dos atletas de acordo com o grau de sua deficiência, com uma pontuação que varia de 0,5 a 3,5 pontos, sendo que quanto menor a pontuação, maior a limitação funcional do atleta. A soma das pontuações dos quatro jogadores em campo de uma mesma equipe não pode ultrapassar 8 pontos, para garantir o equilíbrio na competição.

@paralympicsampc

Not accidental.🤫 🇺🇸 vs. 🇦🇺 🎥: @paralympics #wheelchair #basketball #usa #australia

♬ sonido original – ParalympicsAmPC
Jogador australiano roubando a bola em uma partida de rugby em CR.

BOCHA

Embora o Brasil já tenha conquistado várias medalhas na bocha (6 ouros, 1 prata e 4 bronzes), é em Paris que o país pretende ampliar ainda mais esse legado. A bocha é uma modalidade que merece a sua atenção, especialmente pelo nível de precisão, estratégia e controle emocional exigidos dos atletas.

O objetivo do jogo é lançar bolas coloridas (vermelhas e azuis) o mais próximo possível de uma bola branca menor, conhecida como “jack”. Existe a possibilidade de disputar individualmente, em duplas ou em equipes e os atletas são portadores de paralisia cerebral, que também são divididos em categorias de acordo com o nível de suas funcionalidades físicas. Os jogadores precisam avaliar a melhor forma de lançar suas bolas, tanto para se aproximar do jack quanto para bloquear ou afastar as bolas dos adversários.

Somos os terceiros maiores medalhistas de ouro na modalidade, atrás somente da Coréia do Sul e de Portugal.

@paralympicsampc

What a technique!🦶⚽️ 🇦🇷 Mauricio Ibarbure has participated in 4 Paralympic Games and his best performance was in Rio 2016 where he got the 4th place. #paralympics #boccia #sports #motivation

♬ original sound – 🕷Daycore ver.🕷
Jogador argentino da bocha.

Espero que tenhamos despertado mais o seu interesse para as Paralimpíadas e claro, vale lembrar que o Brasil é potência enorme no atletismo e na natação, com, respectivamente, 173 e 125 medalhas no total. Deixe nos comentários qual a sua modalidade favorita!

Lucas Martins

Nascido em 2002 na cidade do Rio de Janeiro, cresci com paixão pela literatura e pela música. Sou Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Unicarioca e futuro pedagogo pela UERJ. No meu tempo livre, gosto de assistir a filmes e acompanhar cada passo dado por Taylor Swift.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.