Confira 5 grandes fracassos da TV brasileira
As plataformas de streaming modificaram para sempre o consumo de conteúdo audiovisual. Se antes era necessário sintonizar na emissora de televisão em um momento específico para assistir a um programa, agora podemos vê-lo em qualquer lugar e a qualquer hora pela internet. Por isso, desde seu surgimento, formaram-se teorias de que a TV, como a conhecíamos, iria acabar. Isso se provou uma grande mentira.
Segundo o Portal F5, a novela “Renascer”, da Rede Globo, conseguiu 40% a mais de audiência do que a série mais assistida do mundo pela Netflix no mês de janeiro. A audiência conquistada pela brasileira em uma noite corresponde ao que os grandes streamings levam um ano para alcançar.
Engana-se, no entanto, quem acha que isso significa que todos os shows da programação nacional são grandes sucessos. A última temporada de “Pipoca da Ivete”, por exemplo, ficou aquém do esperado por seu canal. A atração chegou a amargar uma terceira colocação no share, além de pontuar menos no IBOPE do que o “Globo Rural”.
Hoje, iremos citar alguns dos maiores fracassos que o público do Brasil já assistiu e que provavelmente nem se lembra.
A CASA
Apresentado por Marcos Mion, antes dele dominar os sábados da Plim Plim, “A Casa” era uma ideia ótima que não vingou. Como a maioria dos conteúdos da Record, o reality até começou bem, assumindo a vice-liderança em São Paulo na estreia. Porém, quando a grande final chegou, a audiência já havia despencado para a metade.
O conceito que colocava 100 pessoas em um imóvel de 120 metros quadrados projetado para comportar apenas 4 era super interessante. Duas pessoas chegaram a desistir logo no primeiro episódio, e o Ministério Público abriu um inquérito para apurar se o show feria os direitos humanos.
A campeã Thais Guerra levou apenas R$ 436.772 consigo por sobreviver a essa experiência. Uma segunda edição jamais ocorreu, mesmo com a emissora tendo planos, pois não ocorreu interesse por parte dos patrocinadores.
Por falar em reality show, ainda que o gênero consiga ir muito bem, existem vários exemplos de fracasso. Um deles que fica como menção honrosa é o “Estrela da Casa”, encerrado recentemente e que provavelmente nunca voltará.
O encerramento do reality marcou 4.4 no ibope, menos que o “Bom dia & Cia.” no mesmo dia.
O DENTISTA MASCARADO
Apesar de ser odiado por muitos, não dá para negar que Marcelo Adnet tem talento e o dom de fazer as pessoas rirem. Era de se esperar, portanto, que seu debut na TV Globo fosse um grande sucesso, o que não foi o caso.
“O Dentista Mascarado” é a única ficção presente nessa lista. Além de Adnet, Leandro Hassum e Taís Araújo estavam presentes no elenco. A história seguia um dentista aparentemente comum, mas que com uma identidade secreta encarava o crime durante a noite.
Extremamente rejeitada pelo público e pela crítica, a atração sequer teve alguma chance desde o início. A exibição no péssimo horário de sexta-feira à noite, junto com um roteiro bobo, foi uma fórmula perfeita para o fracasso. Só 12 episódios foram exibidos, mais do que o suficiente para o público que não quisesse passar nem dos primeiros minutos.
LAZINHO COM VOCÊ
Casal que vive junto, flopa junto, e se Taís Araújo participou do fracasso de “Dentista”, seu marido, Lázaro Ramos também tem uma bomba para chamar de sua. E no caso dele é ainda pior, visto que ele era o apresentador.
O ator, tão amado pelo Brasil, tem carisma e desenvoltura, porém nada disso era capaz de salvar “Lazinho com Você”. No programa de variedades dominical, ele entrevistava celebridades e desconhecidos. A intenção era mostrar muita cultura e pontos de vista diferentes, coisa que poderia ser interessante, mas que na prática era muito chata de se assistir.
Infelizmente, a audiência da emissora caiu em 28% no horário e houve boatos de que a Globo se frustrou com o baiano, já que supostamente ele vendeu uma ideia totalmente diferente do que foi ao ar.
Lázaro até negou que o programa foi cancelado pela baixa recepção do público. Por outro lado, fica difícil acreditar quando a estreia quase perdeu para o “Domingo Show” da Record.
ZIG ZAG ARENA
Fernanda Gentil é o que a geração Z chamaria carinhosamente de “diva”. No entanto, ela parece ter um dedo podre quando o assunto é programa de entretenimento. Se Joga, É de Casa e Zig Zag Arena, não importa a temática, sabemos que será um tédio.
O Zig Zag Arena foi um game show dominical da Globo, comandado por Fernanda Gentil, com a proposta de recriar brincadeiras infantis em uma arena moderna. O programa trouxe uma grande estrutura visual, com um cenário inspirado em videogames, mas acabou se mostrando um fracasso tanto em audiência quanto em aceitação do público.
Houve muita comparação com outros programas de auditório, como o “Passa ou Repassa” do SBT, destacando ainda mais a falta de pensamento colocado no Zig Zag. Em várias ocasiões, o programa perdeu para essas atrações concorrentes do SBT e chegou a ficar em quarto lugar no ranking, sendo retirado do ar antes do final da temporada.
É sem dúvidas um dos pontos mais baixos da Globo, tanto que é bem possível que você nem lembrasse que isso já existiu.
CASA KALIMANN
Não é novidade para ninguém que a TV Globo está tentando forçar Rafa Kalimann pela goela abaixo desde seu vice-campeonato no BBB 21. Com tantos camarotes talentosos que não receberam as mesmas oportunidades, a emissora continua insistindo na influenciadora que já demonstrou, repetidas vezes, não levar jeito para a coisa.
O programa “Casa Kalimann”, idealizado por Boninho foi tão ruim e a performance de Rafaella tão massacrada que a apresentadora chegou a passar por episódios de depressão. Ela descreveu a experiência como traumática, principalmente porque ela foi apontada pelo público como o motivo do fracasso, quando, na realidade, tudo relacionado ao programa era pavoroso. Não estou dizendo que ela foi bem, ela definitivamente não foi, no entanto era impossível fazer aquilo funcionar.
Com dinâmicas pavorosas na tentativa de fazer humor e convidados completamente constrangidos, era como um “Lady Night” se a Tatá Werneck estivesse com dor de barriga entrevistando uma legião de Fiuks.
A audiência foi até alta no Globoplay, até porque era como assistir a uma batida de carro na estrela, mas não foi o suficiente para garantir uma segunda temporada.
Gostava de alguma dessas atrações? Conhece algumoutro que também foi um fracasso? Comente!