Os Melhores do Mundo: qual a fórmula do sucesso do grupo de humor que conquistou o Brasil?

Os Melhores do Mundo: qual a fórmula do sucesso do grupo de humor que conquistou o Brasil?

Os Melhores do Mundo é uma Cia de comédia que sugiu em 1995, em Brasililia. Prestes a completar 30 anos de história, o grupo formado por um time de amigos com o dom de fazer as pessoas rirem fazem um estrondoso sucesso por onde passam.

Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues são os nomes dos merecidos aplausos. Os humoristas já trabalhavam na área da comédia bem antes do sucesso da Cia “Os Melhores do Mundo”. Todos já passaram pela TV e também têm trabalhos no teatro, cinema e na dublagem, o que claramente reforça seu talento.

Quem não Lembra do famoso Jajá, interpretado por Welder Rodrigues, no programa de esquetes humorísticas do Zorra Total (2006)? Da mesma forma, Adriana Nunes, que fazia sua esposa Juju. No quadro, Welder nos divertia ao interpretar um marido extremamente fiel e apaixonado por sua esposa, que tinha aparência duvidosa para os “padrões de beleza”. o que gerava cenas de ciúmes excessivos que divertia o público. Esse contraste criava cenas hilárias de ciúmes excessivos, que conquistavam o público e faziam do casal um dos mais memoráveis da comédia televisiva da época. O teatro sempre vibra com um “AÊ JAJÁ”, não importa qual personagem Welder esteja interpretando.

PERSONAGENS MARCANTES

O que explica o sucesso do grupo? Bem, podemos começar falando que todos os integrantes participam do processo criativo, seja escrevendo, dirigindo, atuando ou até mesmo fazendo as artes de divulgação. Além disso, essa dinâmica faz com que o grupo esteja sempre muito unido e conectado, mantendo uma relaçãoquase que familiar

Quando se consolidaram na capital federal na década de 90, eles já tinham escrito mais de 20 espetáculos, e muitos deles, as pessoas não cansam de assistir. O mais famoso é a peça “Hermanoteu Na Terra de Godah”, que com divertidas atuações, traz a cena de quando Hermanoteu e Isaac, nos portões do Egito, anunciam o momento universalmente conhecido em que Moisés abre o Mar Vermelho. Outros pesonagens icônicos como o anjo que não sabe ler direito, interpretado por Victor Leal; e o imperador romano César, que é gay, interpretado por Jovane Nunes, entre outras pérolas são frequentemente lembradas.

Hermanoteu na Terra de Gdah – O Último Hebreu do Egito (2015)

No entanto, a peça que os fez explodir foi “Notícias Populares”, que conta diversas histórias divididas em esquetes. Grandes personagens como o policial Saraiva, interpretado por Adriano Siri, permanecem na memória do público, independentemente do espetáculo em cartaz. O trecho que os levou ao sucesso foi a esquete motivacional sobre Joseph Climber, apresentada no Programa do Jô em 2006, e que tempos depois viralizou na internet, fazendo o grupo ter cada vez mais pedidos de apresentações em outros estados pelo País.

NÃO ERA ESSE O TEXTO?

Há quem diga que o texto dos espetáculos são perfeitos, mas particularmente eu discordo. Isso porque eles não cansam de mostrar ao público que sempre podem melhorar com suas improvisações em cena. Seja nos diálogos ou na interpretação dos personagens, sempre eles mexem em alguma coisinha que deixa cada apresentação sendo única para quem está na plateia. Se você duvida, pergunte a duas pessoas que assistiram à um espetáculo em sessões distintas, que você vai ver.

Um bom exemplo é na esquete onde o assaltante fica corrigindo os erros de potuguês dos policiais e ao se encher, diz que, para cada novo erro, um refém será eliminado. Em uma apresentação, um dos policiais diz que vai ligar para o presidente Lula e o assaltante brinca: “Vai, fala com ele só um pouquinho”. Tempo depois, no governo Bolsonaro, vemos a mesma piada sendo feita de um jeito totalmente novo.

Assalto (2010)
Assalto (2020)

30 ANOS DE HISTÓRIA DOS MELHORES DO MUNDO

Bem se eu pudesse destacar um elemento que faz com que Os Melhores do Mundo seja esse sucesso, eu diria que é a versatilidade. Não é qualquer ator ou atriz que consegue fazer em um dia, duas ou três sessões de um espetáculo de 80 minutos, muitas das vezes improvisando. E ainda assim, eles mantém a mesma energia.

Contudo, seu sucesso não se dá apenas pelos teatros lotados por onde passam. Eles já esteviveram 4 vezes em Portugal e 3 nos EUA, lançaram 3 DVDs de grande repercussão (um deles gravado em Nova Iorque), além de possuirem mais de 28 milhões de visualizações no Youtube. Foram influência para a formação de diversos grupos de humor no pais e continuam a ser inspiração para jovens que querem seguir a vida na comédia.

Com toda certeza é o amor pelo teatro e pela arte que faz o grupo continue a se apresentar. Criar espetáculos e personagens que nos marcam, é certamente a paixão deles. Esperamos que venham muitos anos de história, pois eu, você, e todo mundo sabe que eles são Os Melhores do Mundo!

Wesley Souza

Carioca, nascido em 1997, escritor, graduado em Publicidade e Propaganda pela UniCarioca (2022); Mestrando em Comunicação pelo PPGCOM/UFF e autor do livro "Marcado Para Zautar". Apaixonado pela literatura, sempre gostei de escrever e expor minhas opiniões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.