‘Ainda Estou Aqui’ avança na corrida do Oscar com indicações ao Globo de Ouro e Critics Choice
O Brasil está em festa com mais uma indicação para o longa “Ainda Estou Aqui”, que continua sua jornada triunfal rumo ao Oscar 2025. Primeiro veio a indicação ao Globo de Ouro na segunda-feira (9/12), onde o filme concorre a Melhor Filme em Língua Estrangeira, e nossa maravilhosa Fernanda Torres disputa o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama. Hoje, dia 12 de dezembro, foi a vez do Critics Choice Awards indicar o longa na mesma categoria de Melhor Filme Internacional. Mas, para surpresa de todos, Fernanda, que interpreta Eunice Paiva com maestria, ficou de fora.
Fernanda Torres no Globo de Ouro
Após 25 anos, Fernanda Torres segue os passos da mãe, Fernanda Montenegro, com uma indicação ao Globo de Ouro. E se há algo que a premiação sabe fazer é movimentar as apostas para o Oscar. A indicação da atriz, que interpretou a icônica Fátima na série “Entre Tapas e Beijos”, coloca o Brasil novamente no radar das grandes premiações, anos depois de sua mãe fazer história com “Central do Brasil”.
E não podemos ignorar o elefante na sala: entre as indicadas ao Globo de Ouro, apenas Fernanda está em um filme que também concorre em outra categoria relevante. O que dá uma enorme vantagem e favoritismo para ela. O fato de “Ainda Estou Aqui” concorrer em duas categorias importantes na premiação, coloca Fernanda Torres em uma posição única entre as concorrentes. Enquanto Pamela Anderson, Angelina Jolie, Kate Winslet e Tilda Swinton e e Nicole Kidman disputam com atuações aclamadas, nenhuma delas tem seus filmes indicados em outra categoria de destaque.
“Ainda Estou Aqui brilha” no circuito internacional
Desde sua estreia no Festival de Veneza, onde abocanhou o prêmio de Melhor Roteiro, “Ainda Estou Aqui” vem construindo uma trajetória impecável. O longa, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, narra a luta de Eunice Paiva (vivida por Fernanda Torres) para que a morte de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), fosse reconhecida pelo Estado durante a ditadura militar.
Além de Veneza, a produção colecionou prêmios na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e nos festivais de Vancouver e Miami. Foi também em Veneza que Fernanda Torres começou a despontar como uma das favoritas da temporada. Apesar disso, a ausência dela no Critics Choice Awards deixa um gosto amargo para quem estava esperando ver a veterana em todas as listas possíveis.
A corrida para o Oscar
É claro que “Ainda Estou Aqui” já ganhou seu espaço, e suas indicações já são consideradas grandes marcos para o cinema brasileiro, mas a competição no Critics Choice Awards não será fácil. Filmes como “Emilia Pérez” e “The Seed of the Sacred Fig“, prometem dar trabalho. No entanto, vale lembrar que Ainda Estou Aqui já tem a credibilidade de prêmios anteriores e o peso de um diretor como Walter Salles para sustentar sua campanha.
Então, se a vitória não vier agora, é só mais um passo no caminho do Oscar – onde, sejamos sinceros, a presença de Fernanda Torres seria nada menos que histórica.
A cerimônia do Globo de Ouro acontece em 5 de janeiro, enquanto o Critics Choice Awards será realizado alguns dias depois, em 12 de janeiro. O Oscar parece cada vez mais ao alcance, e, mesmo com o Critics Choice torcendo o nariz para Torres, a campanha segue forte e promete colocar o Brasil no mapa do Oscar novamente.
E para você, será que Fernanda Torres finalmente trará a estatueta dourada para casa? Já assistiu “Ainda Estou Aqui” ? O que achou ? Diga nos comentários!