Hope On The Street: J-Hope do BTS sobre sua trajetória na dança
J-Hope, rapper e dançarino principal do grupo sul coreano BTS, lançou um projeto especial em março deste ano, onde produziu o documentário e álbum “Hope On The Street Vol.1” sobre sua trajetória com a dança de rua e o hip hop. Separado em dois dias de lançamento, dia 28 o primeiro episódio do documentário saiu, e dia 29 o álbum foi lançado.
Cada episódio do documentário é sincronizado com uma música do álbum, totalizando seis músicas e seis episódios, onde teve o objetivo de mostrar sua origem antes de se tornar “J-Hope do BTS”, e explicar o background da dança de rua e suas variedades. Durante os episódios, ele dança suas músicas majoritariamente com freestyles, trabalha e conversa com vários dançarinos profissionais do mundo todo, para cada música e estilo diferente de dança que fez parte de sua vida.
Sua história
Inicialmente, Jung Hoseok era apenas um dançarino. Nascido e criado no distrito de Gwangju, no sudoeste do país, o mesmo foi introduzido à dança de rua muito cedo, por gostar muito de hip hop, tendo o artista J. Cole como um de seus maiores ídolos. Ainda adolescente, fazia parte de competições e eventos oficiais de dança pela região, e ficou conhecido por seu estilo de freestyle. Em 2010, aos dezesseis anos, ele se mudou para a capital Seul para focar em sua carreira, até debutar com seu grupo.
Durante seu serviço militar obrigatório no país, fez questão de deixar ótimos projetos para seus fãs, quando se alistou, em abril de 2023, o rapper lançou o single “On The Street”, em homenagem aos fãs, com a colaboração de seu ídolo J. Cole. Próximo a um ano de seu alistamento e na data de seu aniversário(18/02), o artista anunciou seu novo projeto, Hope On The Street.
A produção
O documentário conta com seis episódios, onde cada um é filmado em uma cidade diferente, representando um estilo de dança diferente. Para cada episódio, Hoseok compôs e produziu uma música do mesmo estilo que queria dançar. O rapper contou com a ajuda de Hak Nam Kin, ou Boogaloo Kin, dançarino profissional de rua coreano e uma de suas inspirações na dança, para participar dessa jornada com ele através do documentário. Boogaloo Kin era um dos professores de Hoseok na sua época de trainee e comentou sobre o projeto em uma janta com o rapper e amigo: eu nunca havia visto alguém se esforçar tanto para mostrar o cenário do street dance dessa forma.
O primeiro episódio é introdutório, feito para explicar sobre sua experiência com o projeto e é equivalente à música On The Street (solo version), que dança sozinho em um freestyle. Para os outros episódios, o artista viajou e procurou dançarinos profissionais que admira em respectivos estilos, para ter aulas com eles e coreografar suas músicas, como: Popping em Osaka, Locking em Seul, House em Paris, HipHop em Nova York e “Neuron” em Gwangju respectivamente.
Sua essência
J-Hope é considerado um dos melhores e mais dedicados dançarinos de toda indústria de K-Pop. Seus passos mais distintos são aqueles que exigem de seu corpo grande elasticidade e controle muscular, e suas “waves” técnicas e impecáveis. Movimentos bem característicos da dança de rua, principalmente do NEURON Crew, o primeiro grupo de dança de Hoseok em Gwangju. O grupo NEURON, é original do distrito de Gwangju e conta com diversos dançarinos do cenário underground coreano. Conhecido na época como “Smile Hoya”, Hoseok se juntou ao crew em 2008 e foi por meio deles que competia e ganhava reconhecimento. Atualmente, o rapper fez questão de homenagear suas raízes e estas pessoas que contribuíram para sua trajetória, finalizando o álbum e o documentário, com uma música de mesmo nome e se reunindo com o grupo para dançarem. A frase “nós sempre estaremos vivos para nos mover” finaliza o álbum.
O documentário é original da Amazon Prime Videos e os episódios foram lançados semanalmente. O álbum “Hope On The Street Vol.1” teve suas promoções restritas por conta do artista estar em serviço militar, porém, atingiu o número #1 em diversos países e charts, inclusive no Brasil, e está disponível em todas plataformas de streaming.
As atividades de J-Hope voltaram imediatamente após o fim do seu alistamento e o mesmo ainda brincou com fãs em live, sobre uma possível turnê mundial, um novo projeto musical(talvez o Hope On The Street Vol.2?) e até mesmo uma vinda ao Brasil, visto que a relação entre o rapper e o país é forte. O mesmo já falou em entrevistas sobre a importância do Brasil para ele e a energia calorosa. Estamos todos empolgados e torcendo para vinda de nosso “irmão latino”, como brincam os ARMYs.