“Já é natal?”: Confira as marcas que tentaram anunciar o natal antes da Leader
“Já é Natal na Leader, já é hora…”. Se você cresceu assistindo TV no Brasil, é impossível esquecer esse icônico jingle da marca. Basta ouvir essa frase para ser transportado diretamente para as épocas mais festivas e calorosas do ano. A empresa varejista criava comerciais com gosto de festa e família, repleto de imagens de pessoas sorridentes indo às compras de fim de ano.
O jingle natalino das Lojas Leader marcou a infância de muitos cariocas, transformando uma simples propaganda em um símbolo da temporada festiva e do fim de ano, assim como o clássico: “Hoje, é um novo dia, de um novo tempo, que começou” da Globo. Mas, em 2024, onde está a magia da Leader? O popular jingle de Natal não é mais relevante para uma marca que está tentando se reerguer das cinzas após sua queda em 2022?
Ascensão e queda da Leader
A história da Leader começou de forma modesta, há 73 anos atrás, em 1951. Seus fundadores vendiam doces caseiros no Rio de Janeiro, o que culminou na criação de uma grande império varejista. Durante décadas, a marca reinou, conquistando clientes com suas promoções acessíveis e campanhas criativas, e seu jingle de natal foi ápice, criado nos anos 90, a canção virou um marco cultural que, ao lado de peru e panetone, significava que o Natal já estava chegando no imaginário popular brasileiro.
Mas como tudo que é bom acaba, a pandemia de 2020 acelerou o declínio da empresa, que já estava mal das pernas em meio à concorrência feroz de gigantes como Magazine Luiza e Amazon. Lojas foram fechadas, dívidas se acumularam, e a Leader viu sua influência evaporar. E, claro, sem estabilidade financeira, os jingles nostálgicos ficaram em segundo plano.
A criação do icônico jingle da Leader
O primeiro jingle da empresa foi ao ar em 1990, criada pelo publicitário Lula Vieira, e desde aquele ano, não houve um ano sequer em que o comercial não fosse feito, até os dias atuais. Várias celebridades e cantores já participaram do comercial, como Ivete Sangalo, Chay Suede, Alcione e muitos outros.
Hoje, a Leader passa por momentos turbulentos, mas nos seus anos dourados, outras marcas já tentaram sair na frente da empresa e ocupar o seu espaço natalino, confira quais foram:
Coca-Cola tentou lançar o Natal antes da Leader
A Coca-Cola até tentou, mas a Leader sempre leva a melhor no quesito antecipação de Natal. Em 2019, quando a marca do refrigerante decidiu sair na frente e lançar sua campanha antes da varejista, a internet não perdoou. “A Leader é quem manda no Natal”, disseram os internautas, defendendo a marca que já começava a preparar o terreno para o fim de ano lá por outubro.
E, claro, no meio disso tudo, o jingle da Leader continuava prosperando como o verdadeiro grito do Natal antecipado. A Coca até tentou se esquivar da reação com um sorriso no rosto bem-humorado, mas ficou claro que ninguém consegue bater a tradição da varejista.
Burguer King: um Natal antecipado para acabar com 2020
O Burger King resolveu brincar com o desejo coletivo de que o “tenebroso” ano de 2020 acabasse logo — e fez isso em grande estilo, antecipando o Natal para julho. A marca enfeitou seus canais digitais com as cores natalinas, lançou um comercial parodiando “Jingle Bells”, e até preparou um cardápio promocional especial válido para dois dias. A ideia era levar um pouco de humor e esperança em meio ao caos da pandemia. Em cada país, a ação teve adaptações culturais, para melhor se adequar à realidade do local durante aquele conturbado ano.
Um esforço para renascer das cinzas
Nos últimos anos, a Leader vem tentando um retorno tímido ao mercado, apostando em campanhas mais simples e tentando modernizar sua operação. Mas a marca ainda não conseguiu se recuperar completamente do tombo. Enquanto gigantes como Renner e Riachuelo surfam na onda do e-commerce e lançam apps estilosos, a Leader parece presa no passado. E o jingle? Até agora, nada. Mas aparentemente teremos uma versão mais modesta do clássico comercial para não passarmos o ano em branco. Quem sabe em 2025 a gente ouve o “Já é Natal na Leader” em nossas TVs novamente.
A pergunta que fica é: com tantas marcas tentando capturar o espírito natalino atualmente, algumas com sucesso, outras nem tanto, será que a Leader tem espaço para voltar ao protagonismo? Ou será que o jingle que marcou gerações ficará apenas nas nossas memórias?
Deixe sua opinião nos comentários e diga: qual é a propaganda de Natal que realmente te emociona hoje em dia?