Anitta: Por que o público brasileiro perdeu interesse por ela?

Anitta: Por que o público brasileiro perdeu interesse por ela?

Desde que explodiu com “Show das Poderosas” em 2013, Anitta nunca mais saiu dos holofotes e das manchetes do país. Ano após ano, continua quebrando recordes e aparecendo em listas das mais reproduzidas do planeta. No entanto, à medida que seu sucesso internacional avança, seu brilho no próprio território vai se apagando.

Apesar de ter sido novamente a brasileira mais ouvida no mundo em um ano, a carioca ficou fora do TOP 10 de atos mais consumidos no Spotify Brasil, acabando atrás de nomes como MC PH e Luan Pereira. Seu disco indicado ao Grammy, “Funk Generation” também esteve ausente no ranking, que contou com “Escândalo Íntimo”, de Luísa Sonza, lançado em 2023.

Esse mês, a funkstar divulgou seu sexto álbum de estúdio, “Ensaios da Anitta”, mesmo nome do seu projeto de shows para o carnaval. Incluindo parcerias de peso como Ivete Sangalo e Simone Mendes, a obra teve uma estreia modesta, com nenhuma música debutando no TOP 50. No dia seguinte, todas as faixas já haviam deixado o TOP 200. 

Sabemos que canções em idiomas estrangeiros têm dificuldade de conseguir estabilidade nas nossas plataformas de música. Contudo, como é possível que a maior artista pop do Brasil não consiga vingar um trabalho totalmente em português?

HER NAME IS ANITTA… NOT ANIRA.

Trabalhar em três mercados não é fácil, e muitos poderiam alegar que o principal motivo para esse declínio de Anitta no Brasil seria ela ter “virado as costas” para o país, deixando-o de lado em prol dos países hispânicos e do sonho americano. Isso, no entanto, não é verdade. Apesar de ter apostado no mercado internacional, a cantora nunca abandonou suas raízes e sempre incluiu canções nacionais em todos os seus projetos.

O carro-chefe do “Checkmate”, por exemplo, foi “Vai Malandra”. No “Kisses”, ela entregou o sucesso “Onda Diferente”, com Ludmilla, e “Você Mentiu”, com Caetano Veloso. Já “Versions of Me” contou com os vocais póstumos de Mr. Catra no funk “Que Rabão”, e “Funk Generation” tem “Joga Pra Lua” como a música mais reproduzida.

Além disso, são incontáveis as parcerias que a artista fez com brasileiros nos últimos anos. O “Ensaios da Anitta” nem mesmo é o primeiro projeto dela voltado para o carnaval e o verão. Então, o que explica o desempenho inferior dele em relação a “Brasileirinha” e “À Procura da Anitta Perfeita”?

Comentário de fã sobre o lançamento.

Descartando a hipótese do suposto abandono, precisamos explorar outras possibilidades. Na minha opinião, podemos excluir a falta de divulgação como causa.

Como já mencionado aqui no blog, os cantores atualmente não fazem mais o mesmo nível de promoção que era comum em décadas passadas. Claro, os fãs sempre acharão que poderiam ter se esforçado mais. Contudo, Anitta foi ao Fantástico anunciar o “Ensaios” e reafirmou seu amor por trabalhar no Brasil.

“Eu acho que quanto mais eu conquistei lá fora, mais eu vi que eu já tinha tudo aqui e não estava sabendo ver”.

Anitta para o Fantástico.

Ela também apostou em juntar forças com uma galera de peso de diferentes nichos, aumentando a possibilidade de sucesso. O tão esperado feat com a Rainha do Carnaval, Ivete, finalmente aconteceu. Também marcaram presença MC Livinho, Simone Mendes e MC Danny, essa última na tentativa de replicar o desempenho de “Ai Papai”.

TIPO CAPA DE REVISTA…

Acho que precisamos admitir que a realidade é que o público realmente perdeu boa parte do interesse por Anitta e passou a dar mais atenção a outros astros.

O jeito da malandra nunca foi apreciado por todos, e ela nunca escondeu quem é. Debochada, desbocada e imponente, a artista jamais hesitou em ser ácida ou rebater as críticas.

Porém, o “desdém” dela realmente passou a incomodar sua fiel base de fãs. Claro que internautas, muitas vezes adolescentes, não entendem de negócios, mas deixar de agradar seus seguidores com o mínimo é complicado.

Os Anitters estão há um bom tempo reclamando das produções do Hitmaker (“Saudade” e “NU”), dizendo que estão datadas e que gostariam que a diva trabalhasse com outros nomes da indústria. O resultado? Ela escolheu o Hitmaker para produzir quase todas as faixas do Ensaios da Anitta.

Quando reclamaram da capa (que, por sinal, é extremamente brega), Anitta deixou bem claro que não se importava. Os fãs, então, questionaram no estilo: “Então também não vamos nos importar de ouvir”.

“Estou nem aí se não gostaram, eu achei lindo. Eu amo aquela foto, acho a cara do Carnaval e é isso. Quem não gostou faz outra capa e me manda, vai fazendo, vai brincando.”

Anitta via Instagram.
Capa oficial de “Ensaios da Anitta”.


Isso sem contar faixas como “Capa de Revista” ou “Chata Pra Caralho”, com letras que fizeram muita gente revirar os olhos. A última chegou a ser performada antes do álbum sair, e era quase impossível encontrar um comentário positivo nas redes.

Eu transei com um machista / Tipo capa de revista / Ó o tamanho dessa pica / Pena que não raciocina.

Trecho de “Capa de Revista”.


O álbum, no geral, também é muito fraco, com faixas como o sertanejo genérico “Perdeu” ou a “Maratona de Jogação”, uma tentativa patética de criar um novo “Movimento da Sanfoninha”.

Provavelmente, apenas uma ou duas músicas no máximo farão barulho no carnaval. Logo, não seria melhor simplesmente lançar essas como singles? Para que lançar tantas músicas com baixa qualidade e pouco apreço do público?

Se perguntarem para Anitta, ela provavelmente responderá que lança porque gosta e que não se importa com números. Mas sabemos que, se uma música fizer sucesso, ela vai aparecer nos stories dançando e comemorando, dizendo que é “foda”. O grande público já percebeu esse padrão e parece que realmente não tem mais interesse em dar palco para isso.

E você? Gostou do Ensaios da Anitta? Deixe nos comentários sua faixa favorita ou aquela que você mais odiou!

Lucas Martins

Nascido em 2002 na cidade do Rio de Janeiro, cresci com paixão pela literatura e pela música. Sou Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Unicarioca e futuro pedagogo pela UERJ. No meu tempo livre, gosto de assistir a filmes e acompanhar cada passo dado por Taylor Swift.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.