(Des)controle: produção sobre alcoolismo finaliza gravações
As filmagens do longa “(Des)controle”, protagonizado por Carolina Dieckmann, terminaram após cinco semanas. Dirigido por Rosane Svartman e co-dirigido por Carol Minêm, a nova produção de Iafa Britz, da Migdal Filmes, contou com locações reais em diversos pontos do Rio de Janeiro para criar a rotina da escritora Kátia Klein.
Histórias difíceis
Na trama, a autora bem-sucedida de livros infanto-juvenis, Kátia, passa por uma difícil crise criativa e sofre com a sobrecarga das pressões de sua casa e trabalho. Ela passa a buscar alívio em uma simples taça de vinho, que aos poucos a leva ao descontrole total, sem sua percepção. A história toca em temas importantes e atuais como saúde mental, compulsões e exageros, além do alcoolismo.
Carolina Dieckmann interpreta duas versões da personagem: a Kátia sóbria, e sua versão alcoolizada, que ganha dos filhos o apelido de Vânia. Aos poucos, enquanto a escritora perde gradualmente o controle, Vânia se torna cada vez mais presente e real.
“Eu acho muito importante contar a história de uma mulher alcoólica, dar visibilidade para a forma como essa doença afeta a vida de quem não tem o controle do álcool ou não pode beber socialmente e, principalmente, como afeta sua família, o entorno”, explica a diretora Rosane Svartman. “A vida social do brasileiro é muito em volta do álcool, então eu acho que todo mundo vai se identificar com a história da Kátia, seja por sua própria experiência ou de algum conhecido”, complementa a co-diretora Carol Minêm.
Já Carolina, esclareceu sua visão sobre o papel: “O que acho muito interessante no filme é que ele mostra como a própria pessoa enxerga esse vício, e nos coloca no lugar dessa personagem”.
As cenas foram gravadas pelos bairros Jardim Botânico, Botafogo, Tijuca, Grajaú e até Grumari. A protagonista marcou presença em todas as diárias desde o início da filmagem.
A produção
No elenco principal, além de Dieckmann, se destacam Irene Ravache e Daniel Filho, que dão vida aos pais da escritora; Caco Ciocler, que vive o marido; e Júlia Rabello, a melhor amiga e agente de Kátia. Stefano Agostini e Rafael Fuchs interpretam os filhos. O filme tem participações especiais de Mouhamed Harfouch e Janamô, entre outros.
“(Des)controle” tem roteiro assinado por Felipe Sholl, com colaboração de Bia Crespo e Gabriel Meyohas. A produtora Iafa Britz teve a ideia para a obra durante a pandemia, quando um grande número de pessoas passaram a apresentar transtornos diversos. “O filme trata com responsabilidade assuntos importantes como a compulsão, como o alcoolismo. E com a mulher, tudo fica diferente, pelas pressões sociais diferentes em cima dela. Mas é como a vida, com muitos momentos cômicos e emocionantes que fazem parte deste processo. O filme gera muita identificação, afinal todo mundo conhece alguém que já tenha passado ou esteja passando por algum descontrole, algum excesso desconfortável. O problema com o álcool é bem maior do que pensamos, já que ele está completamente inserido em nossa sociedade”, comenta Iafa.
O filme, que conta com investimento do FSA, é uma coprodução com a Sony Pictures e a Elo Studios, que também farão a distribuição. “(Des)controle” tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2025.
Associações especializadas:
O alcoolismo é uma doença que pode acometer qualquer tipo de pessoa, independente de gênero, raça, classe social. Com ou sem gatilhos.
Listamos abaixo algumas associações:
Alcoólicos Anônimos (Apoio ao Alcoólatra) – Alcoólicos Anônimos® do Brasil – Site Oficial – Alcoólicos Anônimos do Brasil – aa@aa.org.br
Al-Anon (Apoio aos familiares) – Al-Anon do Brasil para familiares e amigos de alcoólicos – alanon@al-anon.org.br