Jaé: nova bilhetagem do Rio entra em vigor e gera transtornos

Jaé: nova bilhetagem do Rio entra em vigor e gera transtornos
Foto: Implementação de cartões Jaé no Rio/Divulgação

O cartão Jaé é um novo sistema de bilhetagem eletrônica para os transportes públicos do município do Rio de Janeiro. Este método deverá ser adotado pela população até 1º de fevereiro deste ano, e tem como propósito substituir totalmente o RioCard. Contudo, os cariocas definitivamente não estão felizes com esta troca.

O processo de implementação do Jaé teve início em julho de 2023, com a meta de ser o único método de pagamento para os transportes até o início de 2024. Entretanto, mais de um ano após o anúncio, pela Prefeitura do Rio, problemas operacionais e a falta de adesão pública atrasaram a transição. A data limite foi adiada para fevereiro de 2025. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), até outubro de 2023, o Jaé foi responsável por apenas 1% dos mais de 63 milhões de embarques mensais realizados no município.

Cartões Jaé
Foto: Cartões Jaé/Divulgação

Como funciona?

Atualmente, o novo modelo é aceito apenas em ônibus municipais, vans, BRT e VLT. Desta forma, não é possível utilizá-lo em transportes intermunicipais, como metrôs, trens e barcas. Mesmo que o cartão tenha sido lançado no ano passado, uma gigantesca parte da população ainda depende do Riocard para as passagens. Assim, terão que portar os dois cartões.

Por outro lado, a integração tarifária, que antes era habilitada para quaisquer meios de transportes dentro de três horas, com o Jaé, só será possível entre os meios municipais. A Prefeitura do Rio está em tratativas com as concessionárias de transporte estaduais, MetrôRio, SuperVia e Barcas. O objetivo é uma extensão do cartão para o sistema intermunicipal. Além disso, negocia com o governo estadual uma solução específica para os beneficiários do BUI.

Atualmente, cerca de 100 mil pessoas utilizam o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) diariamente. Os cariocas que fazem integração por meio do BUI não perderão o direito ao benefício, mas também precisarão ter os dois cartões após o dia 1º de fevereiro. Será necessário usar o Riocard no ônibus intermunicipal e o Jaé no ônibus do município do Rio. Para que a integração seja aceita, o usuário deverá ir a uma loja da Jaé para comprovar o direito ao benefício. O período para realizar este cadastro está em vigor desde o dia 1º de novembro de 2024, e vai até o dia 31 de janeiro deste ano.

O sistema já está em funcionamento, nos modais municipais. O cartão pode ser comprado em diferentes pontos da cidade e pode ser usado inclusive no celular.

Onde comprar o cartão Jaé?

O cartão Jaé pode ser comprado pela tarifa de R$4,30 nas Máquinas de Autoatendimento, localizadas em todas as estações do BRT e no VLT nas seguintes paradas:

  • Cidade do Samba
  • Cristiano Ottoni/Pequena África
  • Camerino/Rosas Negras
  • Central
  • Equador
  • Harmonia
  • Praia Formosa
  • Pereira Reis
  • Providência
  • Praça XV
  • Rodoviária
  • Santa Rita/Pretos Novos
  • Tiradentes
  • Utopia
  • Vila Olímpica
  • Terminal Intermodal Gentileza

Giovanna de Paula

Nascida em 2003 no interior do Rio de Janeiro, jornalista em formação pela UFRJ e entusiasta da versatilidade e poder da comunicação. Desde cinema e música pop até história e política, amo poder estudar, escrever e comunicar sobre diferentes pontos que fazem o mundo o que ele é, e suas intersecções.

3 thoughts on “Jaé: nova bilhetagem do Rio entra em vigor e gera transtornos

  1. Eu sou deficiente física, fiquei nessa segunda feira de meio dia até às cinco para regularizar o cadastro no aplicativo pois o número de telefone não era o meu, então ontem passei pela atendente que jogou meus dados no sistema e me perguntou onde eu tirei o Rio card especial do município do Rio, informei a ela que o primeiro foi na prefeitura no Centro da Cidade e o segundo por causa de fraudes tirei ali mesmo debaixo do viaduto, então ela me disse que eu deveria comparecer numa clínica da família onde foi feito o cadastro, mas para a minha pior surpresa foi chegar em casa e ver que a senha chegou pelo aplicativo, fiz tudo direito, até a selfie e para outra surpresa, não apareceu o cartão amarelo gratuidade, apareceu o preto visa onde você tem que fazer recarga, o número 08002121828 dá número inválido, 1746 diz que já não tem nada haver com isso mais, e ter que esperar até o dia 15 para comparecer na clínica da família onde faço parte que com certeza vai ter tumulto pois em muitas pessoas com deficiência o sistema apresenta falhas. Fica minha pergunta; Se na gestão do Dudu ele vai passar por tudo isso que ele inventou pois tem uma empresa de ônibus e agora a Prefeitura vai ficar com todo dinheiro do Jae, pq pelo chat aquela coisa virtual não entende a pergunta, pq não disponibilizam um atendimento com pessoas de verdade, pq o 1746 que é da Prefeitura diz que não tem nada com isso, como vai ser o atendimento dia 15, melhor sair equipada de casa pois com certeza vai ter tumulto se só tem uma médica na minha unidade. Só fazem coisa para tentarem tirar o direito dos deficientes e se quando acabar a gestão do Dudu, vão criar que cartão???? Será o já foi ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.