Pezão toma posse na prefeitura de Piraí e anuncia compromisso com servidores

Pezão toma posse na prefeitura de Piraí e anuncia compromisso com servidores
Ex-governador Luiz Fernando pezão | Reprodução: Thomaz Silva/Agência Brasil.

Na última quarta-feira, (01) de janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB) tomou posse na prefeitura de Piraí, região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Pezão volta a sua cidade natal como prefeito pela terceira vez com 10.714 votos (58,58% dos votos válidos).

A candidatura do ex-governador havia sido indeferida em primeira instância por conta de uma condenação recebida por improbidade administrativa. Na ação, ele não teria repassado à área da saúde os valores mínimos estipulados em lei durante o seu mandato como governador. A condenação de 2022 cassou seus direitos políticos por 5 anos. No entanto, uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos da condenação, e no dia 04 de Outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) julgou improcedente a impugnação.

Eu sempre confiei na Justiça e nos meus eleitores. Vamos trabalhar intensamente para que cada um de vocês sinta o reflexo dessas mudanças na sua vida cotidiana.”, disse Pezão ao assumir o cargo.

Vice de Sérgio Cabral, Pezão ficou preso por um ano, entre novembro de 2018 e dezembro de 2019. Posteriormente, em 2021, foi condenado a 98 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e ativa. No entanto, foi absolvido em 2023, quando as sentenças do juiz federal Marcelo Bretas foram anuladas. Paralelamente, o então magistrado foi afastado do cargo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por desvio de conduta.

O Mandato de Pezão

Seu vice-prefeito é Alexandre Sena (PSD), mesma legenda do prefeito da capital, Eduardo Paes. A coligação de Piraí é formada pelos partidos Podemos, PDT, Republicanos, PRTB, PSB, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PCdoB, PV e PT. Entretanto, mesmo com a aliança, Pezão segue com minoria na Câmara, pois dos 11 vereadores eleitos, apenas 3 fazem parte dos partidos unidos a sua campanha.

Em seu discurso na posse, Pezão citou a valorização dos servidores e destacou que em seu mandato ninguém receberá menos que o salário mínimo, o que já é estabelecido por lei.

Nós vamos valorizar muito nosso servidor. Cortar onde tiver que cortar, mas ninguém pode ganhar menos que o salário mínimo. É o mínimo que a gente pode fazer, o nome já diz.“, disse Luiz Fernando Pezão em seu discurso.

Em seu ambicioso plano de governo, Pezão anunciou que Piraí sediará um projeto de R$ 1 bilhão, fruto da construção de uma termelétrica e uma fábrica de baterias solares no distrito do Arrozal. A princípio, o projeto promete gerar milhares de empregos e será um dos maiores investimentos já feitos na cidade. A obra, segundo o prefeito, vai gerar mais de 1.500 vagas de emprego em sua fase de construção, e pode durar 2 anos.

Wesley Souza

Carioca, nascido em 1997, escritor, graduado em Publicidade e Propaganda pela UniCarioca (2022); Mestrando em Comunicação pelo PPGCOM/UFF e autor do livro "Marcado Para Zautar". Apaixonado pela literatura, sempre gostei de escrever e expor minhas opiniões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.