J. Eskine: Sucesso do baiano não é o que você pensa

Neste carnaval, se não esteve vivendo embaixo de uma pedra, você com certeza escutou o hit “Resenha do Arrocha”. O baiano J. Eskine ganhou destaque nacional com a canção que, a princípio, foi lançada em novembro do ano passado. A música, pouco depois, alcançou a segunda posição na Billboard Brasil Hot 100.

Bahia’s sweetheart
Jonathan Souza Santana, mais conhecido como J. Eskine, é um cantor e compositor de Salvador, Bahia. Ele iniciou sua carreira musical em 2018, cantando músicas no estilo trap e compartilhando vídeos e gravações em suas redes sociais. Entre 2018 e 2019, também participava de batalhas de rap com amigos, que postavam no YouTube.
A faixa, que tem seis minutos, é na verdade um medley, ou seja, une trechos de outras músicas que já existiam antes de seu lançamento. Não se esperava que um hit de carnaval fosse ser tão longo, contudo, Eskine ganhou o coração dos brasileiros sobretudo com seus versos cômicos e arrocha dançantes.
Neste último sábado, dia 8 de março, o cantor subiu à convite de Anitta no trio de carnaval da cantora no Rio de Janeiro. Bem como, Jonathan animou a multidão com o medley “Resenha do Arrocha” no centro da capital carioca.
Produção
O artista viralizou nas redes sociais com as letras do single, como “joga no coroa porra” e “rala a xereca no laizão”. Ele utilizou samples e trechos de outras músicas do pagodão baiano, juntamente com “Sarrada no Ar”, funk paulistano. Dessa forma, J. Eskine transformou líricas em um hit chiclete e dançante de arrocha.
A canção nasceu a partir das faixas:
- “Bloco dos amigos”, do cantor DDL 071
- “Ela faz dsgc no pau do ladrão”, do Papo de Cria
- “Passinho do Romano”, do MC Crash
- “Bloquinho do Naipe”, do Oh Gerente
- “Bloquinho dos amigos”, do Bergui071
- “Pau nas Canjhangas”, da Banda do Truta
- “Joga pro Coroa”, do Oh Playba
- “Bloquinho conexão RJ x BA”, de Deene
- “Bloquinho 3.0 do PR”, do PR Black