Maria Bethânia causa polêmica após erros técnicos em show

Neste sábado (15), Maria Bethânia virou pauta por toda internet após interromper seu show no Rio com o irmão, Caetano Veloso. A cantora sofreu com falhas técnicas em seu microfone, o que a levou a reclamar com a plateia sobre o erro da produção. Entretanto, seu desabafo não agradou o público por conta de seu tom e acabou sendo interpretado como um ataque de estrelismo.

Piti?
Ao cantar os primeiros versos de “As Canções que Você Fez Pra Mim”, de Roberto Carlos, Maria Bethânia parou de repente sua apresentação e se irritou com o som. “Tudo errado aqui no som, não dá para cantar com esse som, não. Me respeitem! Não vou cantar com esse som”. A cantora, então, foi informada pelo Maestro que a produção havia trocado seu microfone, o que a deixou ainda mais insatisfeita. A cantora comentou que após a troca, o som ficou horrível e insinuou que a organização do evento estava a desafiando: “Ficaram zangados comigo ontem no ensaio porque briguei com o som”.
Logo após, Bethânia, demonstrando sua insatisfação ao público, ameaçou abandonar o show pela metade: “E acabou. Chama Caetano para ele fazer o final do show. Não posso fazer se não tenho voz, gente. Eu sou uma cantora. Não tenho outra coisa a não ser a minha voz”. Ao mesmo tempo, os fãs tentavam a fazer ficar e finalizar a apresentação.
A artista conseguiu finalizar o show depois de dez minutos de interrupção. Mas, posteriormente, sua atitude viralizou pelas redes sociais, sendo extremamente criticada e condenada como um “piti”. De fato, a forma que Maria Bethânia tratou a situação foi extremamente equivocada, rude e injusta com o público, que não tinha nada a ver com a situação. Ainda mais, a ameaça de abandonar o show, que foi definitivamente uma escolha, até porque erros técnicos sempre estão sujeitos a acontecerem.
Os dois lados da moeda
Contudo, o lado da artista foi completamente ignorado. A cantora comentou que no dia anterior, havia dado um sermão nos técnicos sonoros pelos erros no soundcheck, ou seja, já era de conhecimento da produção as possíveis falhas. Durante o show, ao trocarem seu microfone sem ela saber, ocorreram os mesmos erros, que impossibilitavam Bethânia de cantar. Logo, a organização, que deveria cumprir com a responsabilidade de garantir um bom funcionamento e andamento da performance, saiu ilesa da situação.
As críticas à cantora são completamente válidas por conta de sua exaltação com o público e tom hostil, entretanto, os ataques direcionados a ela não fazem jus ao tamanho da situação. A falta de compromisso com o trabalho de artistas é algo constante em shows, festivais e espetáculos, comprometendo a qualidade da entrega. Com isso, muitas vezes, a culpa de um “show ruim” recai sobre o próprio. Se a produção já sabia de especificidades que haviam incomodado Maria Bethânia no som, era dever deles organizar os microfones de forma funcional, afinal, para isso que serve a produção.