De nicho a fenômeno: como Monster Hunter Wilds está conquistando o mundo

De nicho a fenômeno: como Monster Hunter Wilds está conquistando o mundo
O novo game da franquia Monster Hunter já está quebrando recordes com apenas 1 mês de lançamento

A franquia Monster Hunter teve um início modesto no PlayStation 2, em uma época em que os jogos online ainda estavam em seus primeiros passos. O mais curioso do game é que ele não seguia a fórmula tradicional de outros RPGs. Em vez de subir de nível, quem ficava mais forte eram suas armas e armaduras, que o jogador criava a partir dos monstros caçados. O primeiro jogo até teve uma recepção bacana, mas o fenômeno de verdade começou em 2005, quando o título foi relançado como Monster Hunter Freedom para o PSP.

O sucesso no Japão foi estrondoso, já que o público japonês sempre teve preferência por portáteis (o que explica a quantidade de vendas do Nintendo Switch). Apesar do Nintendo DS dominar o mercado na época, Monster Hunter Freedom encontrou um público fiel no PSP e virou febre no país, abrindo portas para os futuros jogos da franquia.

De sucesso asiático a fenômeno global

Com a franquia já bombando no Japão, Monster Hunter 2 manteve o sucesso no Play 2 e ajudou a definir o que a série seria dali pra frente. Mas foi só com Monster Hunter: World (2017) que a saga ganhou popularidade mundialmente. Lançado para PS4, Xbox One e PC, o novo jogo foi pensado para ser mais acessível a novos jogadores, abandonando algumas das mecânicas complexas que afastavam o público ocidental. Além disso, o World também trouxe mapas interligados, deixando tudo mais fluido e conectado, tornando-se um dos maiores sucessos da Capcom, e fazendo o game sair da bolha asiática.

E se World foi o jogo que lançou Monster Hunter para o mundo todo, Monster Hunter Wilds veio para firmar de vez a franquia como uma gigante dos games. Com melhorias ainda mais ambiciosas, novas mecânicas e um foco maior em acessibilidade e imersão, o novo título já quebrou recordes de vendas e provou que a série nunca esteve tão forte.


Monster Hunter Blog Amargurado
Monster Hunter Wilds tornou-se o jogo que mais vendeu rapidamente na história da Capcom

As vendas absurdas de Monster Hunter Wilds

Chegando em 2025, a Capcom provou mais uma vez que sabe evoluir e manter a essência de uma de suas franquias mais populares. Monster Hunter: Wilds foi lançado no dia 28 de fevereiro e em apenas três dias, vendeu mais de 8 milhões de cópias tornando-se o jogo que vendeu mais rapidamente na história da empresa.

A empresa japonesa está vivendo uma fase de ouro, já que além de Monster Hunter virando um dos carros-chefes da empresa, franquias como Street Fighter e Resident Evil continuam vendendo como água (principalmente com os remakes dos jogos clássicos). Mas o que exatamente fez Wilds alcançar esse sucesso absurdo?

Os três pilares do sucesso do novo game

Como já falamos, por muitos anos Monster Hunter era um daqueles jogos que só fazia barulho no Japão e na Ásia, mas ainda não tinha deslanchado no Ocidente. Boa parte desse sucesso vinha do fato de que os games da série eram lançados, na maioria das vezes, para portáteis como PSP, Nintendo DS e 3DS, plataformas super populares no Japão. Já no Ocidente, onde os consoles de mesa e PC sempre reinaram, a recepção era bem mais morna.

Segundo Ryozo Tsujimoto, um dos produtores da série, três fatores foram os mais importantes para o sucesso do game na nova geração de consoles: a ênfase na história, o cross-play entre plataformas, e é claro, uma maior imersão no mundo por conta da dublagem totalmente localizada (Notaram o Brasil!).


Monster Hunter Dublagem
A dublagem e a trama são dois dos fatores que fizeram o novo game virar um sucesso, segundo um dos produtores da franquia

Apesar das falas de Tsujimoto, a história do novo game vem dividindo opiniões, já que muitos jogadores acharam a narrativa rasa e simplista. Mas, no fim das contas, a maioria da galera quer mesmo é caçar monstros gigantes e não ligam muito para a trama da franquia.

O futuro da franquia no PC e no Nintendo Switch

Outro ponto que ajudou no sucesso foi o lançamento simultâneo no PC. Com um público cada vez maior jogando no computador, especialmente no Japão, a Capcom percebeu que apostar na plataforma era de extrema importância para conseguir expandir ainda mais a franquia.

E tem outro fator que pode ajudar a popularidade de Monster Hunter a crescer ainda mais: o Nintendo Switch 2. Historicamente, Monster Hunter sempre teve um público forte nos portáteis da Big N, e com a chegada do segundo portátil, que promete ser um sucesso tão grande quanto o primeiro, a Capcom pode aproveitar essa janela de lançamento para colocar o Wilds no novo console.


Confira o trailer de Monster Hunter Wilds (Reprodução/Youtube/Monster Hunter)

Wilds mostrou que a franquia veio para ficar, se antes a caça aos monstros era algo nichado para o público asiático, agora ela virou febre no mundo inteiro, e ainda há muito espaço para crescer. O futuro da franquia parece mais brilhante do que nunca.


E você, já jogou algum dos games da franquia Monster Hunter? Conta pra gente nos comentários!

Joshua Diniz

Carioca e Caxiense, nascido em 2003, estudante de Comunicação Social- Jornalismo na UNISUAM. Obcecado por tudo que envolva Cultura Geek, games, super-heróis e universos fantásticos. Fã apaixonado de música Folk e Indie, de The Lumineers a Wallows.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.