Vitória: filme com Fernanda Montenegro bate recorde de estreia de 2025

O filme nacional “Vitória”, protagonizado por Fernanda Montenegro, estreou no topo das bilheterias brasileiras, se tornando a maior estreia de 2025. Logo após a estreia, o longa arrecadou mais de R$4,6 milhões e atraiu 215 mil espectadores em apenas seu primeiro final de semana em cartaz. Assim, desbancando o blockbuster da Marvel “Capitão América 4: Admirável Mundo Novo”.

Com direção de Andrucha Waddington, marido de Fernanda Torres, o filme foi muito bem recebido nacionalmente. Agora, juntamente com o imenso sucesso que “Ainda Estou Aqui” teve, conquistando um Oscar, pode-se dizer que o cinema brasileiro se impulsionou e vem ganhando cada vez mais entusiastas e admiradores.
Uma história sensível
Com roteiro de Paula Fiuza e inspirado no livro ”Dona Vitória Joana da Paz”, do jornalista Fábio Gusmão, o longa é baseado na história real de Joana da Paz. Joana, representada no filme como “Dona Josefina”, foi uma senhora que filmou ações do tráfico e policiais corruptos. Pela janela de seu apartamento ela acompanhou o crime por 2 anos, na Ladeira dos Tabajaras em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Ao esquematizar uma denúncia, junto ao jornalista, Dona Joana se tornou uma das pessoas mais influentes e uma peça importantíssima para o combate do crime no Rio. Entretanto, a senhora não pode manter sua identidade e nem sua casa. Assim, se tornou Vitória e viveu sua vida em Salvador, sob o cuidado do Programa de Proteção à Testemunha.
O enredo do filme deu a Dona Nina dois novos amigos, sua cabeleireira e vizinha Bibiana e o garoto Marcinho. Paula Fiuza contou sobre o processo de criação e adaptação: “Mergulhar nessa personagem e encaixar suas várias encarnações em um só filme, sem revelar sua identidade e trazer novos riscos para Dona Joana (que estava viva até o fim das filmagens) foi um grande desafio, mas que rendeu um roteiro épico.”

Valorize o cinema BR
Além de Fernanda, o elenco conta com Alan Rocha, Thawan Lucas, Linn da Quebrada, Laila Garin, Jennifer Dias, Thelmo Fernandes e Sacha Bali.
A produção revelou que era um desejo de Dona Joana, ou Vitória, que Fernanda Montenegro a interpretasse. A atriz, recentemente publicou um vídeo em suas redes sociais agradecendo pelo sucesso do filme. Ela se demonstrou muito feliz pela admiração crescente que o cinema brasileiro vem recebendo e agradeceu a oportunidade do papel.
“Vitória” teve sua estreia no dia 13 de março e se encontra em cartaz por todos os cinemas brasileiros.