Fim do Canal Viva vai vingar? TV Globo anuncia novidades em sua grade

No início do mês, a rede de emissoras Globo anunciou o fim do Canal Viva. Agora, seguindo com o nome “Globoplay Novelas”, o canal planeja uma programação totalmente voltada aos folhetins, não apenas clássicos da Globo, mas também obras internacionais e novas produções.
Na memória do público
Fundado em 2010, o Viva carregou a reprise de muitos sucessos da teledramaturgia brasileira, entre novelas antigas, remakes e séries de comédia, como “A Grande Família”, “Os Normais” e “Tapas e Beijos”. Assim, o canal conquistou o coração dos brasileiros com sua nostalgia.

Conforme a decisão, a mudança se dará em 9 de junho, no aniversário de 15 anos do Viva no ar. Em um comunicado, Tatiana Costa, diretora de Conteúdo e Canais da Globo, afirmou que a decisão foi motivada por um reposicionamento da marca. “Com o Globoplay Novelas, o canal passa a estar mais integrado a esse universo, oferecendo ao público mais opções de consumo do gênero de maior sucesso do país”, afirmou.
Novas caras
A princípio, a programação do Globoplay Novelas contará com quatro faixas dedicadas às produções. A primeira será ocupada por Além do Tempo (2015), que nunca foi reprisada na emissora. A programação também contará com novelas internacionais como a turca, Hercai, e a mexicana, Amor Invencível.
Além disso, o novo canal também terá a estreia de uma novela inédita: Guerreiros do Sol se inspira na história do grupo de cangaceiros de Lampião e Maria Bonita e sua trajetória pelo nordeste entre as décadas de 1920 e 1930. A produção conta com grandes nomes no elenco, como Isadora Cruz, Thomás Aquino, Alinne Moraes, Nathalia Dill, Alice Carvalho e Alexandre Nero. A sua transmissão acontecerá simultaneamente no aplicativo do Globoplay e no canal Globoplay Novelas, no dia 11 de junho.

Vai agradar?
A mudança acabou gerando discussões online entre os fãs criticando a minimização de diversidade na programação, juntamente com a possível saturação do gênero de novelas.
“O Viva era um canal barato de manter. Funcionava quase como um bibliotecário cuidadoso, que revezava os tesouros da casa. Agora, vira um videocassete automatizado, repetindo novelas como trilha sonora de fundo — numa era em que o ruído já é excessivo. Resta perguntar: em 2030, o que sobrará para reprisar?”, comentou a jornalista Heloisa Tolipan.
Além da nova programação, a emissora irá inaugurar uma dinâmica pública: o quadro Batalhas Temáticas. O Globoplay Novelas dará aos espectadores a chance de escolher algumas das reprises por meio de uma votação no Gshow. Entretanto, serão apenas duas novelas participantes na votação, e elas deverão ter alguma semelhança entre si. Nessa primeira disputa do canal, as opções são dois clássicos do autor Manoel Carlos: Por Amor (1997) versus Laços de Família (2000). A enquete ficará disponível em breve e reexibirá a vencedora a partir de julho.