Um ‘até breve’ ao elenco do “80 A Década do Vale Tudo – Doc. Musical”

Um ‘até breve’ ao elenco do “80 A Década do Vale Tudo – Doc. Musical”
Elenco do "80 A Década do Vale Tudo - Doc. Musical"

Elenco do “80 A Década do Vale Tudo” (Imagem: GMP Assessoria)


Estrelado pela grande Sandra Sá e um elenco estrondoso, o espetáculo “80 A Década do Vale Tudo – Doc. Musical” deixou a cidade maravilhosa extasiada. Com sessões lotadas e um murmurinho sobre a grandiosidade do novo gênero teatral (documentário musical), o espetáculo leva os espectadores em uma viagem aos anos 80!

Homenageada nessa grande festa, a cantora Sandra Sá vem como protagonista, abordando os maiores hits de sua carreira como “Retratos e Canções”, “Joga Fora no Lixo”, “Bye Bye Tristeza” e “Solidão”. E na complexidade deste Doc. Musical está um elenco de 30 artistas talentosos, entre músicos, atores e bailarinos, trazendo à vida momentos icônicos que transportam você de volta aos anos 80 de uma forma que você nunca viu. O uso de material de arquivo e depoimentos reais complementam a experiência do público em reviver fatos históricos e descobrir a verdadeira origem das músicas de sucesso da época.

O musical esteve em cartaz no Teatro Claro Rio, em Copacabana. E com a toda essa fantástica experiência, Guih Soares, um amigo que trabalha no Teatro como receptivo, me mostrou uma carta que escreveu em homenagem ao elenco do “80 A Década do Vale Tudo – Doc. Musical”. Eu trabalho na comunicação do musical e me emocionei lendo. Então pedi permissão para trazer essa fofura para vocês.

Rio de Janeiro, 16 de Julho de 2023.

Alô criançada, o “80” acabou! Calma, ainda não! Ele vai, mas volta. (Todo mundo sabe que volta). Eu sinceramente vou sentir saudade, das pessoas, da correria, da adrenalina — mas da plateia que fica no foyer tirando foto e não sai, sabendo que tem outra sessão pra começar e eu preciso abrir a casa porque quem tá lá fora tá puto e quer entrar — eu não vou sentir falta não.

Pra quem não me conhece ainda (o que eu acho difícil, até porque eu sou muito aparecido) eu sou o Guilherme que estou atualmente como receptivo, mas também sou ator e que com a graça de Deus não vou ficar pra sempre como receptivo, mas apesar de reclamar muito, eu fico feliz porque meu trabalho me proporciona coisas boas como poder assistir vocês todos os dias!

Eu sou da geração anos 90/2000 então eu amo carta e fiz uma para as meninas do Elas quando elas tiveram por aqui então resolvi fazer uma pra vocês também, mas sem um bombom junto porque elas eram 7 e 7 bombons são 7 reais, já 30 são 30 reais e o meu salário não tá dando pra gastar 30 reais com chocolate.

80 A Década do Vale Tudo! Que espetáculo lindo e gostoso de ver (eu cortaria umas duas cenas e colocaria Guerra dos Sexos nos vídeos de 83 que faltou, já falei isso com a direção) mas é um primor e todo mundo diz a mesma coisa. A plateia ama vocês e também os Ursinhos Carinhosos, sempre falam sobre a morte da Elis e da Princesa Diana (e olha que ela morreu só depois), quando chega a Xuxa alguns dizem: aaaah finalmente e sempre se emocionam com o Cazuza.

Quando a Jullie sobe no Palco, em Um Dia de Domingo com Elis e Manoel tudo fica mais bonito como um Arco-íris. No 80 a gente volta a ser criança, até parece que O Bozo Chegou quando vemos a Stacy com sua peruca vermelha pedindo pra gente ficar rindo. São muitos Retratos e Canções que a Ivana e todo o elenco trazem para a nossa memória afetiva. E mesmo que tenham dias que a gente fique que nem o Leandro, P Da Vida, tem dias também que a gente fica que nem o Rodrigo e só quer se divertir e dançar um Conga Conga Conga. Assistindo o 80 a gente acaba copiando a Damiana e fica com vontade de Brincar de Viver e é uma vontade tão grande, que assim como o Fill não nos importamos se é Masculino e Feminino essa vontade que a gente sente, o que todo mundo sabe e percebe é que existe muito amor e carinho por cada um de vocês por esse trabalho; e que a Chelle e todo mundo ali deseja que Toda Forma de Amor seja um dia valorizada e respeitada por todos, afinal eu, o Gabriel e acredito que bastante gente também, deseja um futuro mais bonito Aos Nossos Filhos e que a Fabi possa ver a sua filha já crescida num mundo melhor onde a ignorância e preconceito é somente uma Pequena Memória Para Um Tempo Sem Memória.

Eu espero que vocês após o 80 vivam uma Vida de Viajante assim como Marcelo e possam mostrar o talento de vocês para o Brasil todo, quem sabe até lá fora, imagina De Repente Califórnia, a Vic e todo o pessoal do 80 se apresentando fora do pais.

Mas calma, ainda tem um longo chão pela frente, então se inspirem no Leo e Não Vá de supetão pra qualquer lugar e sempre lembrem do que o Pedro nos ensina “Não Pare de Acreditar”, porque a gente é capaz de tudo que a gente quer.

A nossa vida de artista é como um “Terror” a Guta que o diga, tem dias que são bons e dias que são ruins, quantos “nãos” a gente já ganhou? E muita das vezes eu fiz a mesma pergunta que o Madson como é que eu faço Se Eu Quiser Falar Com Deus? Mas Deus já tinha falado comigo e com o Felipe também, e o que ele me disse foi: seja Guerreiro Menino! E me mostrou com a ajuda do Paulo que um dos meus Primeiros Erros foi não acreditar em mim. E eu realmente não acredito muito em mim, mas vendo vocês em cena, me dá um gás pra eu seguir e correr atrás do que eu quero, pra um dia quem sabe estar num palco com o Luan atuando ferozmente Como Dois Animais ou cantando Galopeira com um fôlego tão bom quanto o do Rafa.

A temporada está acabando no Rio, mas logo vocês estão de volta, por aqui ou em outro trabalho, talvez até cruzem com o Beto cantando Mais Uma De Amor por aí, pois o que eu penso e já disse isso uma vez pra Rosana é que A Cura pra todo o mal do mundo é o amor.

Estou chegando ao final, sem antes claro de deixar aqui que espero que O Amor E O Poder da Giovana estejam com vocês em São Paulo. E agradecer pela entrega e pelo lindo resultado desse espetáculo. Muitos aqui não me conhecem, devo ter trocado poucas palavras, mas saibam que admiro o trabalho e evolução de cada um. E não podemos deixar que essa despedida do Rio seja algo triste, porque Sandra, nossa Lady Black, deixa bem claro que o que ela quer é Bye Bye Tristeza! Então o que eu desejo é merda em São Paulo e até breve. Beijos carinhosos!

Por Guih Soares.

Obviamente fiquei imaginando a reação do elenco quando li a carta, e certamente deve ter sido uma reação igual ou ainda mais emocionante que a minha. Se você leu esse texto e não pegou as referências, vou te dar o mesmo spoiler que o Guih deu, em Setembro o 80 Doc. Musical volta ao Rio de Janeiro. Então eu te faço um convite, venha se emocionar com a gente!

É ator, escritor, youtuber, palhaço e comediante. Desde criança sempre se encantou com o mundo mágico das artes e principalmente das novelas. Escrevia peças, juntava as crianças do bairro e as encenava para toda a vizinhança. Escreveu 1 livro infantil com 9 anos e além disso tem várias histórias e contos que escreveu mas nunca publicou. É mineiro do interior de Minas Gerais, se formou em Teatro Na Faculdade Federal de São João Del Rei em 2018. Em 2020 fez um canal no YouTube onde falava curiosidades sobre os anos 2000. Foi por 8 anos integrante do grupo de Palhaço Hospitalar “Doutores por Um Triz” com o seu palhaço o Dr. Lorota. Reside no Rio de janeiro há 1 ano e alguns meses, mas sempre brinca dizendo que nasceu em Minas por engano já que sempre foi apaixonado pelo Rio. Veio tentar a carreira de ator e segue lutando todos os dias na cidade grande. Noveleiro raiz, sempre foi apaixonado por esse universo do áudio visual é uma enciclopédia ambulante quando o assunto é TV. Apesar de muito doidinho, por incrível que pareça nunca bebeu ou fumou, ele é ligado nos 220 sóbrio.

Wesley Souza

Carioca, nascido em 1997, escritor, graduado em Publicidade e Propaganda pela UniCarioca (2022); Mestrando em Comunicação pelo PPGCOM/UFF e autor do livro "Marcado Para Zautar". Apaixonado pela literatura, sempre gostei de escrever e expor minhas opiniões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.